segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

ANO NOVO










Todo o dia é ano novo.
Todo dia é ano novo
Entre a lua e as estrelas
num sorriso de criança
no canto dos passarinhos
num olhar, numa esperança...
Todo dia é ano novo
na harmonia das cores
na natureza esquecida
na fresca aragem da brisa
na própria essência da vida.
Todo dia é ano novo
no regato cristalino
pequeno servo do mar
nas ondas lavando as praias
na clara luz do luar...
Todo dia é ano novo
na escuridão do infinito
todo ponteado de estrelas
na amplidão do universo
no simples prazer de vê-las
nos segredos desta vida
no germinar da semente.
Todo dia é ano novo
nos movimentos da Terra
que gira incessantemente.
Todo dia é ano novo
no orvalho sobre a relva
na passarela que encanta
no cheiro que vem da terra
e no sol que se levanta.
Todo dia é ano novo
nas flores que desabrocham
perfumando a atmosfera
nas folhas novas que brotam
anunciando a primavera.
Você é capaz, é paz 
É esperança
Todo dia é ano novo
no colorido mais bel
odos olhos dos filhos seus...
Você é paz, é amora alegria de Deus.
Não há vida sem volta
e não há volta sem vida
no ciclo da natureza
neste ir e vir constante
No broto que se renova
na vida que segue adiante
em quem semeia bondade
em quem ajuda o irmão
colhendo felicidade
cumprindo a sua missão.
Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O Sentido de Ser uma Comunidade Terapêutica

O Sentido de Ser uma Comunidade Terapêutica
Pastor Marcone Pereira da Silva
   O ponto de partida para que a comunidade tenha o sentido terapêutico é termos como princípios de cooperação mútua a visão de uma vida saudável para o individuo, para a família e para a própria comunidade. O cuidado dentro do contexto de uma espiritualidade saudável deve levar a comunidade a se envolver nesse processo dando sentido aos relacionamentos que precisam de uma intervenção mais abrangente no campo da ajuda espiritual, emocional e psicológica. A comunidade religiosa é buscada por pessoas que necessitam de ajuda em várias áreas de suas vidas, são pessoas destruídas por relacionamentos decepcionantes e destrutivos que precisam ser escutadas, apoiadas, encaminhadas, amadas e recuperadas. O mundo no qual vivemos é cheio de pessoas desapontadas com muitas desilusões na vida e a Igreja enquanto uma comunidade de fé e esperança transmite ou pelo menos deveria transmitir segurança, acolhimento a essas pessoas tratando dos seus problemas e ensinando-as a olhar a vida de outra forma, levando-as a uma solução dos seus problemas, principalmente espirituais. Na comunidade as relações se estreitam, as amizades são fortalecidas, a comunhão é vivida entre os membros e acontece à participação de todos em um clima de irmandade, o amor é comum, o objetivo é comum e porque não dizer que os problemas são comuns também, assim como a capacidade de resolvê-los. A fé vivida enquanto comunidade cristã tem restaurado relacionamentos anteriormente quebrados pelo desamor, pelo orgulho, pela dureza de corações, pois leva o ser humano a um nível de vida dependente de Deus e de cuidado mútuo com os irmãos de fé e que se estende por toda a família de sangue, tornando pessoas melhores, cidadãos melhores, filhos melhores, pais melhores, enfim ser humanos melhores. Hoje em nossos dias o desafio para as Igrejas é voltarem os seus princípios para os ensinamentos de Cristo que se envolveu na comunidade e não se isolou dela, a Igreja precisa sair do comodismo, das quatro paredes e viver de fato em e com a sociedade onde está inserida, sendo uma porta aberta a comunidade na prestação de serviços de ordem físicas e também espirituais. A Igreja é uma instituição divina na terra para anunciar o reino de Deus aos homens e também viver de modo a ajudar o homem em suas necessidades, enquanto comunidade, organismo vivo para viver as verdades do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Pastor Marcone Pereira da Silva

Da Primeira Igreja Batista em Porto Franco.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ceia de Natal




Meus amados irmãos e irmãs da Primeira Igreja Batista em Porto franco e Congregação Batista Sião no Entroncamento, estaremos reunidos nesta quarta-feira 24/12/14 a partir das 19:30 Hs realizando o Culto de Natal e logo depois nos reuniremos no galpão da Igreja ao lado da casa pastoral para participarmos da ceia natalina.Contamos com a presença dos amados para juntos nos alegrarmos e louvarmos ao nosso Deus.Que Deus abençoe a todos e feliz Natal. Em Cristo, Pr. Marcone Pereira da Silva.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

2015 Ano Jubilar da Primeira Igreja Batista em Porto Franco -MA


Há quase 80 anos, Em 7 de Setembro de 1935, A Primeira Igreja Batista em Porto Franco  iniciava suas atividades no Templo próximo a beira rio. Eram tempos difíceis e de muita simplicidade, apontam os relatos e anais históricos da instituição. Em Setembro de 2015 com a permissão do Senhor Jesus Cristo, comemoraremos o nosso Jubileu de carvalho em uma série de conferências, onde nos alegraremos e renderemos graças ao Senhor Deus por tudo que ele tem feito em nossas vidas. A Igreja passou por anos difíceis, mas nunca desistiu de sua missão propagadora do evangelho do senhor Jesus. Continuaremos firmes no propósito de servir e adorar ao único e verdadeiro Deus, pois entendemos que a Ele devemos toda honra e toda glória. 2015 será o nosso Ano Jubilar e seguiremos em frente com o lema: Compromisso com o Evangelho e a serviço do Reino de Deus.

 Você já deve ter ouvido falar em bodas e jubileus. São tradicionais comemorações, de origem alemã, para festejar aniversários de casamento, as bodas, ou de vida, os jubileus. As mais populares, de prata, ouro e diamante, celebram, respectivamente, 25, 50 e 60 anos. Mas e ao atingir a marca de 80 anos? Aí, então, celebra-se o jubileu de carvalho. Essa frondosa e imponente árvore será um dos símbolos usados nas comemorações dos 80 anos da Igreja.

 O carvalho ocupa o primeiro lugar entre as árvores por causa de sua qualidade da madeira, de sua longevidade (pode ultrapassar os 2 mil anos) e de suas grandes dimensões (pode chegar aos 40m)
 No Brasil, o carvalho é encontrado gradativamente desde o sul da Bahia até a região Sul, numa variação da espécie conhecida como “Carvalho-brasileiro”, na Bíblia é citado como ícone dos hebreus.
 Quanto mais intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes se arraigam ao solo e seu tronco se revigora a cada tempestade, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula
 Na Bíblia, o pé de carvalho é o símbolo da força: ‘(o amorreu) era forte como os carvalhos’ (Amós 2.9).
Portanto, sejamos como o carvalho, fortes, imponentes e responsáveis para seguirmos nossa história rumo ao jubileu de jequitibá: 100 anos!

Primeira Igreja Batista em Porto Franco
          80
                                     Anos
1935 - 2015

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Eleita e Empossada a Nova Diretoria do Conselho de Pastores de Porto Franco, MA


   Ontem quarta-feira 17/12/14 em uma reunião ordinária do Conselho de Pastores aqui de Porto Franco,MA foi eleita e empossada a nova diretoria para os anos de 2015-2016 que ficou assim constituída:

Presidente - Pastor Leandro Lô - Igreja Assembléia de Deus Madureira.
Vice-presidente - Pastor Flávio Melo.Igreja  Nova Aliança.

Primeiro secretário - Pastor Nerivan Brito - Igreja Presbiteriana.( membro)
Segundo secretário - Pastor Marcone Silva - Primeira Igreja Batista.

Primeiro Tesoureiro - Pastor Flávio Melo - Igreja  Nova Aliança.
Segundo Tesoureiro - Pastor Célio Noleto - Igreja Jesus Cristo é o Senhor.

Secretária executiva - Pastora Ana Paula - Igreja Nova Aliança.

O Pastor Valdir de Jesus presidio o Conselho de Pastores até ontem 17/12/14 e ficou de fora da eleição da nova diretoria a pedido.A reunião da eleição transcorreu em um clima descontraído, alegre, responsável e com muita oração.O Pastor Valdir fez um resumo do seu mandato e logo depois os membros do conselho puderam falar e também agradecer ao referido Pastor pela sua parcela de contribuição ao conselho em vários aspectos, foi dito ainda ao Pastor que as Conquistas do Conselho durante a sua gestão serão lembradas por muito tempo. Enfim o Conselho deu por encerrada a reunião e o novo presidente com a sua diretoria tem dois anos para trabalhar, fortalecendo ainda mais o conselho de Pastores de Porto Franco. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Bíblia, Que Bom Tê-la Nas Mãos, Na Boca E No Coração

Pastor Marcone Pereira da Silva

   Domingo passado 14/12/14 comemoramos o dia da Bíblia, esse Livro Sagrado que para nós é e contem a Palavra de Deus; contem porque a medida que meditamos neste livro, Deus se revela a nós, mostrando-nos a sua vontade para a vida de cada um de nós, contem enquanto documento histórico onde foi registrado toda História do povo de Deus desde o A.T até o N.T.Ela é a Palavra de Deus em toda a sua essência para nós, foi inspirada pelo Espírito Santo a alguns homens que a escreveram e o mesmo Espírito nos ilumina para entendermos os desígnios do senhor.Hoje temos a Bíblia em nossas mãos, seja impressa, no celular, no tablete, no computador, variadas cores, são pretas, brancas, azuis e outras cores mais.Salientamos que nem sempre foi assim, este livro já foi pesado, grosso, separado livro a livro, negado aos fiéis, escondido, perseguido e quanto mais isso acontecia o povo tinha o desejo de ler este livro, hoje em nossos dias com tanta acessibilidade muita gente não examina este livro, o que é lamentável, pois a falta de leitura da Bíblia tem levado muitos a se desviarem da presença do Senhor e acreditar mais no que os falsos profetas ensinam do que na Palavra de Deus.Mais importante do que ser impressa ou eletrônica a Bíblia deve está em nossa boca e em nosso coração.Que possamos nos voltar a cada dia para a Palavra de Deus, pois muitos se afastaram dela e nunca mais voltaram, que possamos dizer como o salmista: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Organizada a Segunda Igreja Batista em Estreito,MA

   Sábado passado 06/12/14 a Congregação Batista Manancial de Vida, da Primeira Igreja Batista em Estrito,MA, foi organizada pela Igreja mãe, em Segunda Igreja Batista em Estreito,Ma em um concílio examinatório realizado pela Convenção Batista Sul maranhense.O Concílio foi formado por alguns Pastores dos quais o presidente foi o Pastor José Pereira (Pib Em Estreito), Secretário o Pastor David Guimarães ( Igreja Batista Esperança em Imperatriz ) e examinador o Pastor Marcone Silva ( Pib em Porto Franco). O pastor da novel Igreja é o Pastor Roberto Carlos que tem servido a Deus juntamente com a sua família alí naquele lugar. 







segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Formatura da Primeira Turma de Casados para Sempre da Primeira Igreja Batista em Porto Franco


     Aconteceu neste sábado 06/12/14 a formatura da primeira turma do projeto casados para sempre da primeira igreja Batista em Porto Franco.Durante cinco meses a turma se reuniu estudando lições especialmente voltadas para o relacionamento a dois numa vida de comunhão com Deus e com o cônjuge; foram momentos agradáveis de alegria, aprendizado e comunhão. A soma de tudo que aprendemos é que o amor sempre vence.
     Casais participantes desta primeira turma: Ione e Eliomar, coordenadores do curso, Pr. Marcone e Gilvânia, Paula e André, Josafá e Clécia, Maurício e Luana,Mônica e André, Samuel e Joaquina, James e Alzenir.
    Durante a formatura tivemos alguns convidados e para a honra e glória do Senhor Jesus a próxima turma já está a caminho e com a graça de Deus no inicio do próximo ano começará as ministrações dos temas com os novos casais.





















is.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As promessas do Senhor são infalíveis

 As promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.


Essas palavras fazem o nosso coração transbordar de confiança. As promessas do Senhor são para mim, são para você. Deus não faz acepção de pessoas. Ele não ama mais a mim do que a você. O amor dele é o mesmo para todos. O preço que pagou na cruz do Calvário pela minha redenção é o mesmo preço que Ele pagou por você. Deus não tem filhos prediletos. Tome posse dessa realidade. Viva o amor do Senhor, a Sua fidelidade, as promessas Dele. Como está escrito: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas”.



No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreveu sobre os fundamentos das promessas infalíveis do Senhor para a nossa vida. Quando lemos Romanos, capítulo 4, verso 21, nosso coração se enche de convicção. Na nossa fé existe a convicção; por isso, não vivemos por sentimento, não é uma questão de sentir, a nossa fé não é epidérmica. Às vezes a pessoa diz: “Estou sentindo a presença de Deus”. Porém, não é preciso sentir a presença de Deus para saber que Ele está presente, é preciso, apenas, tomar posse da Palavra e vivenciá-la, como Paulo escreveu: “[...], estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera”. Tem que existir em nós a convicção. Quando Abraão foi chamado para oferecer o filho, Isaque, em sacrifício ao Senhor, o que enchia o coração dele, era a convicção de que aquela criança não morreria, mas, se morresse, viria novamente à vida. Havia uma convicção no coração dele.





Deus prometeu um filho a Abraão e os anos se passaram, mas Sara já de idade avançada concebeu. É interessante como Deus faz as coisas. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor” (Isaías 55.8).

Muitas vezes o pensamento do Senhor para a minha vida é diferente do pensamento Dele para você. No entanto, não podemos dar espaço para a incredulidade. Precisamos crer no agir de Deus. O mundo espiritual é mais real que o mundo natural. Eu creio que ao nosso lado estão anjos de Deus. A Palavra diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmos 34.7).

Abraão já tinha 100 anos, e Sara já havia passado da idade de ter filhos, mas Deus os fez fecundos e Isaque nasceu, porque as promessas do Senhor são infalíveis.









Quando confessamos Jesus como Senhor e Salvador existe uma promessa de salvação. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo [...]” (At 16.31). Ele nos recebe como filhos amados, vasos em suas mãos. Todo peso da culpa já não existe mais. Vícios e pecados desaparecem, nascemos de novo, e nos tornamos nova criatura. As promessas de Deus têm o seu “sim” e o “amém”.

O nosso inimigo não é o diabo e seus demônios, mas a falta de conhecimento é que tem nos destruído. Portanto, quando tomamos posse da Palavra, ela passa a fazer parte da nossa vida. O conhecimento nos ajuda a tomar posse da vitória. Podemos proclamar: “Somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37). Viva essa realidade!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Direito de Ser Vale mais do que Alienar-se



   Todo ser humano é político por natureza, pois decidir questões, tomar posicionamentos, fazer escolhas enquanto cidadãos e também dentro do contexto religioso é um ato político e de grande importância para todos nós, já que de uma forma ou de outra estamos inseridos dentro da sociedade. Religião e política devem trilhar os mesmo caminhos, propósitos e objetivos se entendermos isso como participação em um conjunto de escolhas, onde o direito de expressão não seja violado, anulado e onde o ser não seja alienado.
   Penso em política inserida na religião como direito de escolha e não partidarista, oportunista que leva indivíduos a oprimirem e venderem o direito do outro de ser e exercer sua opinião. Observando a religião e o estado, percebo que cada um tem papéis diferentes, funções diferentes e áreas de atuações diferentes, portanto, todavia, deve haver total separação, no entanto o respeito, a consideração precisa e deve existir entre ambos. Quanto ao vinculo entre as duas partes não é aconselhável, pois o estado trata do que é terreno e a religião trata do que é divino na interligação dos homens com Deus mediante a fé. Religião e estado são dois mundos diferentes, com governos diferentes, propósitos diferentes que por muitas vezes alguns tentaram juntar para que através da religião pessoas fossem alienadas, fazendo a vontade dos homens, de países como se estivessem prestando um serviço a Deus, portanto cada um deve seguir o seu próprio caminho.
Tanto a religião no contexto da Igreja como o estado são ordenados por Deus e responsáveis perante ele. Cada um é distinto; cada um tem um propósito divino; nenhum deve transgredir os direitos do outro.
Devem permanecer separados, mas igualmente manter a devida relação entre si e para com Deus.
O estado deve à igreja a proteção da lei e a liberdade plena, no exercício do seu ministério espiritual. A igreja deve ao estado o reforço moral e espiritual para a lei e a ordem, bem como a proclamação clara das verdades que fundamentam a justiça e a paz, portanto o direito de ser e exercer a cidadania todos nós temos sem precisar de alienação política partidária.

 Marcone Pereira da Silva

                                     Pastor da Primeira Igreja Batista em Porto Franco-MA.