terça-feira, 17 de novembro de 2015

A PALAVRA




Por André Martins Barros
Teve um tempo na história que a Palavra de Deus permaneceu esquecida, até mesmo os cristãos tinham uma mentalidade longe demais de Jesus. Os bons cristãos seguiam diretos os mestres espirituais, não tanto o evangelho. A bíblia era vista como um livro qualquer.
Hoje, sabemos que um cristão não sabe expressar Jesus se não escuta a Palavra de Deus e as coloca em prática.
No entanto, é necessário que a Palavra de Deus caia em um bom terreno para dar fruto. E que terreno melhor do que aquele em que Jesus está presente entre os seus pela unidade?
É na palavra que encontramos Jesus, é na Palavra que nos transformamos em evangelhos vivos. Cada palavra saída da boca de Jesus é amor e frutifica amor.
Dessa forma, devemos viver com tanta profundidade a Palavra de Deus, que se por uma hipótese absurda, todas as bíblias do mundo fossem destruídas, seria possível reescrevê-las através da nossa vida.
Observamos tantas coisas ruins no nosso Brasil, tantos atos de corrupção. O mundo precisa de uma terapia de Evangelho, pois somente a boa nova pode dar a ele a vida que lhe falta. O mundo renasce somente a luz do evangelho. A Palavra nos renova, nos devolve a nós mesmos.
Jesus se torna presente em nossas almas por meio da Palavra. Não está dito no evangelho que Jesus é o verbo, a Palavra feito Homem. É por meio da Palavra que Jesus se encarna dentro de nós.
A Bíblia não é um livro de consolações, no qual serve apenas para nos refugiarmos nos momentos difíceis, mas um código que contem as leis da vida, leis que não devem apenas ser lidas, mas observadas, ingeridas com a alma.
A Palavra é um tesouro, que através dela nós temos tudo, não nos falta nada. Então, por que vivemos espiritualmente como se fossemos pobres? Porque o tédio, a tristeza? Uma vez conhecido esse tesouro, poderia nos fazer saciar-nos de alegria, dar-nos plenitude.
Todavia, quando falo dessa alegria, em nenhum momento retiro a dureza do evangelho. Ele não é só flor. Se por um lado a palavra me faz entender o poder da misericórdia de Deus, em outro aspecto ela revela um aspecto difícil, doloroso. Exemplo disso, esta em algumas passagens bíblicas, como: em João 12,27 que diz “minha alma está agora conturbada”; na morte de Lázaro, Jesus chorou; na crucificação de Cristo, o Pai não afastou o cálice; Jesus chamou Pedro de Satanás; “quem quer ser meu discípulo pegue sua cruz”.
É hora de compreender a verdade mais óbvia que Cristo trouxe a terra: que o seu reino não é deste mundo, que devemos subir para com Ele usufruir o Reino Eterno, mediante os sofrimentos bem suportados aqui na terra.
Então meus amigos, CORAGEM!!!
Que a dureza do evangelho não nos refreie, mas nos lance na confiança que Deus não nos deixará faltar à graça, nem mesmo nos momentos mais trágicos. Essa revelação de dor presente no evangelho talvez traga ao nosso coração mais seriedade, mas não impedirá que realize a promessa de Jesus: “Tenham em si minha plena alegria” (Jo 17,13).
  E gritemos, mesmo entre lágrimas, na apreensão, no medo, que ainda e sempre, em cada circunstância, acreditamos no amor, naquele amor que como um arco único abraça a vida terrena e eterna.


Nenhum comentário :

Postar um comentário