quinta-feira, 5 de maio de 2016

MINHA FAMÍLIA, MEU TIME!


Pensando no mês da família: Uma relação direta entre uma família e um time, uma equipe... Efésios 5 será nosso texto-base.

Introdução. Conceitos de
Bando – ajuntamento qualquer. Não há regras, disciplina, propósito... 
Grupo – ajuntamento de pessoas. Pode haver alguma coisa em comum entre elas: Pessoas num ponto do ônibus; estão à espera de um veículo. Ainda que desçam
em destinos diferentes.
Equipe – grupo de pessoas com um objetivo em comum, com metas específicas, papéis definidos; atuam de forma complementar; seguem uma orientação.
O que é uma família??? Em que mais se parece sua família??? Um bando, um grupo ou uma equipe?

Compartilho 4 aspectos para podermos viver nossa família como o nosso time, a nossa equipe:

1. Equipe por Originalidade.
Como Deus, originalmente concebeu a dinâmica familiar: Gn2.24 Missão Tripla da Conjugalidade: “Deixará” – forte, separação; “Unirá” – tecer, construir, propósito; “Uma só carne” – Separados para se unir; iguais e diferentes. 

Deixamos o time original para ser e fazer um novo time.

Ef 5.31 - “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne“
Homem e mulher não são concorrentes, são complementares. Time dividido contra si mesmo não será campeão.
Jovem sai de casa para casar e, assim, formar uma nova equipe. Não sai para ser um bando ou grupo, mas uma família da qual ele é o líder e deve trabalhar para a sua manutenção dos papéis. Quantos sabem o que isso implica? Quantos sabem o que é ser e viver equipe?

2. Equipe por Liderança.
Rosh, hebraico, cabeça:
Deus formatou a liderança de uma família:
Deus -> Marido -> Mulher e -> Filhos

(22): “pois o marido é o líder da mulher, como Cristo é o líder da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador...

A queda se dá por uma deformação na voz de comando: 
No Éden Deus mandou Adam nomear os animais, e assim foi obedecido; mas... Eva deu lugar à uma voz estranha, de fora (serpente) e desconfigurou o time: formação x deformação

Quantas famílias trazem, acolhem, escutam ruídos? São influenciadas por vozes outras se não a de Deus; interferências "técnicas" no comando - da sogra, da melhor amiga etc.??? 

Que liderança é esta - do marido em relação à esposa? Do que estamos tratando? 
1º. Refere-se a uma Liderança Espiritual: Os maridos são os guardiões – protetores, cuidadores..., os apascentadores (pastores) do rebanho = a família. 
Todos em casa podem cansar e desistir, o marido/pai, não! Todos podem esmorecer, arrefecer, os guardiões, não! É o guardião que incentiva a participação na igreja, cultiva as disciplinas espirituais em casa - culto doméstico, oração, leitura...

3. Equipe por Papéis. A Bíblia estabelece papéis específicos e claros para uma relação familiar saudável e equilibrada. Vede Ef 5:

È importante ressaltarmos que existem as orientações gerais, i.é, que servem para todos os seus membros - casal e filhos: (1) “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados”; e (21) “Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Agora vejamos como se descreve os papéis:
(22) “As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor...
(25) Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela... Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo..."

O que é mais difícil: A submissão da mulher ou o amor como Cristo??? (O Senhor não estabeleceria papéis impossíveis de serem vividos...) 

Nenhuma mulher terá dificuldades em viver a submissão ao seu marido que a ama como Cristo à Igreja!

4. Equipe por Funcionalidade. Ef 6.1-4
Aqui estamos na distinção entre uma família saudável e adoecida; uma equipe que funciona em detrimento de uma que não funciona.

Terapeutas usam o termo "famílias disfuncionais" quando vivem em permanente conflito 

“Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra... 

Pais, não desperteis a ira dos vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.”

A Bíblia é completa: Refere-se à posição de todos! Filhos obedeçam aqueles que foram postos para educá-los; pais, não passem do ponto, não abusem, não excedam, despertando assim, a ira ou revolta dos filhos!

Como você, pai e mãe, têm funcionado
? Meu caro filho, filha, como você tem se comportado?

Aplicação: Hoje se discute como nunca o segredo das equipes vencedoras. O FC Barcelona da Espanha é, tem sido nos últimos anos uma “equipe dos sonhos” (dream team). Porque formatou um jeito de jogar, qualquer que seja o adversário. É uma filosofia aplicada deste as categorias de base. Seus fundamentos são: Posse de bola – é comum que exerça controle durante a partida; O tiki-taka – passes curtos e movimentação; ocupação dos espaços – joga-se, sobretudo, sem a bola; os atletas giram, trocam de posição durante a partida. E paciência, sempre. Isso veio de Johan Kruijff e foi aperfeiçoado por Peppe Guardiola. Todos querem jogar como o admiravel Barcelona!

Como joga sua família? Você dá o devido peso à autoridade, liderança de seu time? 

Quais os campeonatos que desejam vencer? 


Todos estão cônscios de como devem se portar como UM TIME?Na sua casa é: "Cada um por si e Deus por todos"? Ou, "cada um por si e Deus contra todos"? Ou é "um por todos e todos por um"?


Muitas famílias dão caneladas, tomam cartões, ficam em impedimentos,... Por isso, são derrotadas, desclassificadas e estão na "marca do pênalti". Podemos virar o jogo, graças a Deus! 


Equipes possuem líder, papéis, jeito de jogar – tática e técnica, preparação física e mental. Se vc quer ser e ter uma família com relacionamentos saudáveis e equilibrada, precisa observar e aplicar os princípios da Palavra de Deus! By Geraldinho Farias

Nenhum comentário :

Postar um comentário