terça-feira, 18 de outubro de 2016

Não se Desespere, Deus é Fiel para Salvar

Wilma Rejane


Haverá  um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.  Isaías 4:6

Profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas. Um dia de cada vez e pela manhã, um novo 'pote' de amor onde Deus coloca Suas mãos para servir-nos.

Era assim com os israelitas caminhando no deserto: “Partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, a entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna  para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite." Êxodo 13:20-22.

Podemos ler tudo isso como um conto que não está a nosso alcance, como fatos históricos apenas, como sinais reservados a uma porção de escolhidos dos quais não fazemos parte. Ou se fazemos, não merecemos tamanho cuidado. É assim que funcionam nossos sentimentos em relação a vida. Nós 'sentimos' medo, solidão, tristezas, experimentamos dúvidas, fracassos, enfim: infelizes.

Mas além do que sentimos, existe aquilo que Deus transmite para nós com objetivo de salvação  que sustenta para fora dos limites da mente e do coração. É o que vem do Espírito de Deus, trazendo do que Lhe pertence e pela graça está disponível aos que crêem. E se fé é enxergar o invisível, a esperança não pode desfalecer no visível.


Vejamos alguns significados de 'salvação' na Bíblia, eles traduzem a vontade e realização do Senhor em nós:

  • Jeremias 17:14: Salva-me Senhor, e sararei, salva-me e serei salvo porque Tú és o meu louvor.

Salva-me = yasha  (Strong 03467)Resgatar, salvar, defender, preservar, ajudar.

  • Malaquias 4:2: Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação  trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

Salvação = marpe: (Strong 04832) curar, sarar, restaurar

  • Atos 28:28: Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão!

Salvação aqui é soterion ( Strong 4992) = libertação, segurança, restauração, perdão. É uma palavra que se assemelha a Salvador.


A força das águas

Em nenhum outro ser ou lugar encontraremos tamanha salvação! Por isso, não desesperemos em nossos temores,  ainda que pensemos estar sozinhos ou abandonados a própria sorte, Deus está conosco. Ouvir Sua voz e confiar é trazer a existência o que está escrito para nós.

Sabe, não é fácil manter a fé, principalmente quando chegam as tempestades. Se nos guiarmos somente pelos sentimentos, correremos riscos de naufragarmos. Porém, se firmarmos a Palavra em nosso coração, no concerto de amor feito entre Deus e seus filhos, encontraremos forças para seguir e enxergar além das tempestades.

Salmo 55: 6-8: "Ah quem me dera asas, fugiria para longe, pernoitaria no deserto e escaparia da fúria do vento e da tempestade."

Davi, servo de Deus, atravessou muitas tempestades e desejou fugir, escapar da fúria e do frio. Porém, e nesse mesmo Salmo ele confessa: “ Mas eu orarei a Deus e Ele me salvará” (verso 16).


A tempestade da doença

Já repeti tantas vezes meu testemunho de que através de uma grave doença no olho, cheguei mais perto de Deus, pude ouvir Sua voz, conhecer Sua Palavra e saber que Ele tinha uma vida abundante para nos oferecer, eu precisava crer e me arrepender. Foi na pior tempestade que enfrentei que aprendi o que de fato, era Salvação.

O livro de Jó é um relato real de alguém que foi açoitado pelas águas fortes, ondas furiosas que quiseram derrotá-lo. Em dado momento, Jó diz: "O Senhor me lança em redemoinho de ventos, me desfaço no meio da tempestade" Jó 30:22. Contudo, mesmo cercado de morte diz: "eu creio que Ele vive e virá em meu socorro" Jó 19:25.

Kelly Sensinig é um pastor bereano, curado de câncer e em seu testemunho ele diz que viveu uma batalha na mente e no corpo, mas dia após dia repetia os versos da Bíblia em seu coração sobre Deus e Seu cuidado para com seus filhos. Esse exercício de fé o restaurou a ponto de ficar absolutamente curado, ele diz: " Nada pode nos afastar do cuidado de Jesus, nem mesmo as mais terríveis doenças".

Isaías 41:10 "Tu não temas, porque eu sou contigo; não te espantes, porque eu sou teu Deus;. vou te fortalecer, sim, eu te ajudo, sim, eu te sustento com a destra da minha justiça "

Deus nos ajude a aprendermos com as tempestades, pois é graças a elas que os navios e navegantes desenvolvem manobras especiais para superar a força das águas. O sofrimento faz parte da vida, muitas vezes é inevitável, mas podemos escolher sofrer morrendo ou sofrer com o gozo na alma de que Cristo é nosso abrigo em todos os tempos, sempre esperando de portas abertas para nos receber e confortar, ajudando a vencer aquilo que quer nos derrotar.

Há sempre um conflito interno que nos assola em meio as tempestades, um dilema que consiste em conhecer a vontade de Deus para aquele momento. Olhar para a força do vento e se manter sem abrigo é um modo perigoso e pouco provável de escape. Por mais difícil que possa ser, não há caminho mais seguro do que abrigar-se em Deus. Isto significa não apenas ter certeza de que Ele existe, mas que Ele é Fiel e justo para salvar-nos.

Deus o abençoe

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Título de Cidadão Portofranquino

   
 Hoje 13/10/2016 a Câmara Municipal de Porto Franco-MA através do Vereador Noredin Rocha concedeu por unanimidade o título de cidadão portofranquino ao Pastor Marcone Pereira da Silva, presidente da Primeira Igreja Batista em Porto Franco.O projeto foi apresentado e a biografia do pastor foi lida para todos os presentes; ao final todos os votos foram favoráceis o que levou a todos a parabenizarem ao vereador Noredim Rocha por mais esse feito em sua carreira parlamentar.Queremos agradecer aos vereadores Neto, Josivan, Noredim, Rogerio da Van, Nalva, Terezinha de Jesus e Amigão.Eu Pastor Marcone Pereira da Silva Agradeço em primeiro lugar a Deus, nosso Eterno Pai, pois sem Ele, nada somos e nada podemos fazer, ao vereador Noredim pela indicação e aos demais pela aprovação, agradeço a todos os irmãos da PIB que sempre estão comigo realizando a obra de Deus nesta cidade. Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.





sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Crescei e multiplicai-vos


Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’.” (Gênesis 1.28)

Essa passagem é muito conhecida de todos nós.  Deus disse isso a Adão e Eva depois de tê-los criado. Ele ordenou pra que o casal gerasse filhos e enchesse a terra com seus descendentes.  Mas já parou pra pensar no que isso significa espiritualmente falando?
A nossa missão é gerar filhos espirituais pra Deus. Para cada pessoa que você fala do amor de Deus e este se arrepende e reconhece Jesus como o Salvador de sua alma, você está ‘gerando’ um novo filho pra Deus.
Na Bíblia temos dois exemplos de gerações que ilustram bem isso:

A geração de Caim
“Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque. A Enoque nasceu-lhe Irade, Irade gerou a Meujael, Meujael a Metusael, e Metusael a Lameque. Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada e a outra, Zilá. Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos.O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Zilá também deu à luz um filho, Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro. Tubalcaim teve uma irmã chamada Naamá.” (Gênesis 4.16-22)
Observe que quase todos na geração de Caim, fizeram algo. Um construiu uma cidade, outro era criador de gado, outro era músico, etc. Num âmbito espiritual, representam aqueles que pensam que o simples fato de fazer algo pra Deus é a sua missão aqui nesta terra. Entenda ‘fazer algo pra Deus’ como uma espécie de ofício que temos na Obra do Senhor. Uns são músicos, uns ajudam na manutenção do templo, outros na assistência social da igreja, enfim, trabalham. Claro que Deus se agrada de tudo que fazemos para a sua Glória (I Co 10.31), porém devemos entender que este não é o principal propósito de nossas vidas.
A geração de Sete

“Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: “Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou”. Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do SENHOR.” (Gênesis 4.25,26)
“Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete. Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu. Aos 105 anos, Sete gerou Enos. Depois que gerou Enos, Sete viveu 807 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 912 anos e morreu. Aos 90 anos, Enos gerou Cainã. Depois que gerou Cainã, Enos viveu 815 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 905 anos e morreu. Aos 70 anos, Cainã gerou Maalaleel. Depois que gerou Maalaleel, Cainã viveu 840 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 910 anos e morreu. […]” (Gênesis 5)

Observe que na geração de Sete começou-se a prestar culto ao SENHOR
e notamos uma diferença nessa geração: todos os homens ‘geraram filhos’ e mais nada! Não se preocuparam em ter outro ofício, mas em cumprir a missão que Deus designou anteriormente pra Adão e Eva “crescei e multiplicai-vos”.

Não se contente em simplesmente trabalhar. Entenda que você foi chamado pra gerar filhos pra Deus, então use tudo o que você tem pra cumprir esse chamado. Seu tempo, suas forças, sua inteligência deve ser usada nessa tarefa mais que especial.


Que a cada dia possamos gerar mais e mais filhos espirituais para o SENHOR!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O PSIQUIATRA, O PSICÓLOGO E O PSICANALISTA


Vez por outra ouvimos certa confusão sobre os profissionais da saúde mental identificados como “psi”: O Psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista.

O psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria. Além da graduação em Medicina, 2 ou 3 anos de estudos são acrescentados, abrangendo neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico visando o tratamento das doenças/transtornos mentais ou, comportamentos e manifestações que fogem à
“normalidade”.

Desta forma, o médico psiquiatra está preparado para lidar com os mais variados transtornos mentais (depressão, psicoses etc). Segue sistemas de diagnósticos baseado em manuais como CID10 – Código Internacional de Doenças e DSM-IV – Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. E a principal forma de intervenção utilizada por este profissional é a prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outros psicofármacos.

O psicólogo possui graduação em psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. São 4 anos para o bacharelado/licenciatura e mais 1 ano para obtenção do título. No decorrer do curso estágios supervisionados habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Possui vários campos de atuação: Clínica, educação, social, trabalho – recrutamento, seleção e treinamento, esportes – avaliação e rendimento, hospital – reabilitação, dentre outros.

O profissional pode optar por diversas abordagens teóricas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicodinâmica, Psicanalista, Gestalt-terapia, Sistêmicas, dentre outras.

(A Psicossomática é minha área de atuação clínica; ramo interdisciplinar entre psicologia e medicina; estuda as relações de causas/efeitos de fatores psicológicos sobre processos orgânicos: Doenças autoimunes, manifestações cutâneas (úlcera, vitiligo), dores diversas (enxaquecas) e doenças/transtornos (labirintite, gastrite, bronquite, depressão, pânico, obesidade). Como fenômenos inconscientes e psíquicos irrompem, se manifestam ou interagem sobre o corpo.

Uma das modalidades mais populares de terapia é a psicanalista. O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud. Sua teoria consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada em associações livres e na transferência.

Há diversas escolas de formação em Psicanálise. E várias instituições de representação de psicanalistas, como a Sociedade Brasileira de Psicanálise, cada uma delas possuindo critérios para a formação de seus profissionais.

Diversas pesquisas confirmam que a combinação de psicofármacos e psicoterapia (tratamento psicológico) produzem melhores resultados para crises, transtornos e doenças mentais. Isto é, a interdisciplinaridade é o que se recomenda para tratamentos de estresse pós-traumático, depressão, pânico, fobias, transtornos de compulsão e ansiedade.

Psicofármacos – como ansiolíticos, antidepressivos e outros - prescritos por um médico psiquiatra resultam na estabilização dos componentes e substâncias químicos do nosso cérebro. E o processo terapêutico na clínica psicológica ajudam o indivíduo a re-elaborar, re-significar e reabilitar traumas internos.

Creia em Deus e em Seu infinito poder! Use a rede de apoio de irmãos fraternais e amigos em sua comunidade de fé! Sim, a graça continua suficiente. Mas... Quando sua saúde precisar, os profissionais da saúde mental são nossos aliados. E serão usados por Deus para nossa saúde. By Geraldinho Farias