segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O PSIQUIATRA, O PSICÓLOGO E O PSICANALISTA


Vez por outra ouvimos certa confusão sobre os profissionais da saúde mental identificados como “psi”: O Psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista.

O psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria. Além da graduação em Medicina, 2 ou 3 anos de estudos são acrescentados, abrangendo neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico visando o tratamento das doenças/transtornos mentais ou, comportamentos e manifestações que fogem à
“normalidade”.

Desta forma, o médico psiquiatra está preparado para lidar com os mais variados transtornos mentais (depressão, psicoses etc). Segue sistemas de diagnósticos baseado em manuais como CID10 – Código Internacional de Doenças e DSM-IV – Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. E a principal forma de intervenção utilizada por este profissional é a prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outros psicofármacos.

O psicólogo possui graduação em psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. São 4 anos para o bacharelado/licenciatura e mais 1 ano para obtenção do título. No decorrer do curso estágios supervisionados habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Possui vários campos de atuação: Clínica, educação, social, trabalho – recrutamento, seleção e treinamento, esportes – avaliação e rendimento, hospital – reabilitação, dentre outros.

O profissional pode optar por diversas abordagens teóricas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicodinâmica, Psicanalista, Gestalt-terapia, Sistêmicas, dentre outras.

(A Psicossomática é minha área de atuação clínica; ramo interdisciplinar entre psicologia e medicina; estuda as relações de causas/efeitos de fatores psicológicos sobre processos orgânicos: Doenças autoimunes, manifestações cutâneas (úlcera, vitiligo), dores diversas (enxaquecas) e doenças/transtornos (labirintite, gastrite, bronquite, depressão, pânico, obesidade). Como fenômenos inconscientes e psíquicos irrompem, se manifestam ou interagem sobre o corpo.

Uma das modalidades mais populares de terapia é a psicanalista. O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud. Sua teoria consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada em associações livres e na transferência.

Há diversas escolas de formação em Psicanálise. E várias instituições de representação de psicanalistas, como a Sociedade Brasileira de Psicanálise, cada uma delas possuindo critérios para a formação de seus profissionais.

Diversas pesquisas confirmam que a combinação de psicofármacos e psicoterapia (tratamento psicológico) produzem melhores resultados para crises, transtornos e doenças mentais. Isto é, a interdisciplinaridade é o que se recomenda para tratamentos de estresse pós-traumático, depressão, pânico, fobias, transtornos de compulsão e ansiedade.

Psicofármacos – como ansiolíticos, antidepressivos e outros - prescritos por um médico psiquiatra resultam na estabilização dos componentes e substâncias químicos do nosso cérebro. E o processo terapêutico na clínica psicológica ajudam o indivíduo a re-elaborar, re-significar e reabilitar traumas internos.

Creia em Deus e em Seu infinito poder! Use a rede de apoio de irmãos fraternais e amigos em sua comunidade de fé! Sim, a graça continua suficiente. Mas... Quando sua saúde precisar, os profissionais da saúde mental são nossos aliados. E serão usados por Deus para nossa saúde. By Geraldinho Farias


Nenhum comentário :

Postar um comentário