sábado, 24 de dezembro de 2016

QUAL É O NOSSO CHAMADO?




Por Sandra Lima
     Missionária da MCM

Tenho feito essa pergunta para mim mesma a algum tempo. Qual é o meu chamado? Em minha ansiedade cheguei a participar de alguns ministérios na Igreja buscando sempre a resposta para essa pergunta. Para minha surpresa, ela não foi respondida naquele tempo. Então comecei a buscar ao Senhor.
Amo ler a Bíblia, sei que tudo que preciso para viver está lá, a palavra do Senhor me conforta e alegra, me ensina a vontade perfeita de Deus, portanto, faço minha leitura todos os dias. E nesses momentos de devocional, comecei a perceber que os grandes homens e mulheres da Bíblia tinham algo em comum.
 
NÃO ERAM SUPER-HERÓIS

Vamos analisar a história de Moisés, abandonado por sua mãe biológica, aos 40 anos tornou-se um fugitivo por ter assassinado um soldado egípcio e, com 80 anos de idade, era cuidador de ovelhas.
A vida de Ana, qual era o chamado daquela mulher? Estéril, rejeitada pelas outras esposas de seu marido e criticada pelo povo, até mesmo pelo sacerdote.
E Davi, o mais novo de sua casa, um simples pastor de ovelhas, provavelmente rejeitado pelo próprio pai. Todos eles tinham algo em comum, um chamado! E que chamado era esse?

SOUBERAM ALCANÇAR O FAVOR DE DEUS

Com Moisés aprendi a importância da interseção, ele era capaz de dar a pr´pria vida pela salvação de seu povo, chegou a fazer uma oração, que pra mim é umas das mais fortes de toda a Bíblia, onde pedia a Deus que riscasse o seu nome do Livro da Vida. (Êx 32.32).
Ele se entregou por um povo que por muito tempo o rejeitou e desobedeceu. Moisés adorava ao Senhor com o seu amor pelas pessoas. Esse é o coração do intercessor!
E o que dizer de Ana? Ao se deparar com a sua realidade, chorou e derramou a sua alma perante o Senhor! O sacerdote Eli não entendeu, mas ela adorava a Deus com suas lágrimas e pedia a ele um descendente. Ela tinha certeza da resposta a sua adoração que ofertou seu filho antes mesmo dele ser gerado! (1 Sm 1.10-18).

ENCONTRARAM O SEU LUGAR

Acredito que Davi não imaginou, enquanto jovem, para que Deus o havia criado e, tão pouco, qual era o seu chamado. Anos e anos cuidando de ovelhas,enfrentando um urso e um leão para defendê-las. Depois de ungido, foram muitos anos fugindo de Saul, mas, após um tempo, ele entendeu que Deus o havia feito rei.
Vemos que a sua maior busca era pela presença Dele, pela Arca da Aliança. Cometeu um erro ao tentar trazê-la de volta da forma errada, mas, não desistiu. Buscou na forma correta, que era nos ombros dos levitas, e assim a trouxe e adorou a Deus dançando com toda as suas forças.(2 Sm 6.1-15). Davi ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Ele conhecia o coração do pai, por isso, instituiu 24h de adoração na terra assim como é no ceu.


ENCONTRE O SEU LUGAR

O que esses grandes homens e mulheres de Deus tinham em comum? Eles adoravam ao Senhor de todo o seu coração! Com eles aprendi que o nosso chamado é adorar ao pai 24h por dia, por todos os dias das nossas vidas.E que chamado! Muitas vezes tentamos buscar algo grande para fazer e a única coisa que Deus está esperando de nós é que cumpramos o que já fora determinado. Tudo o que Deus faz é eterno e não é diferente com a adoração 24h.
As vezes estou na cozinha e lembro o que Deus fez em minha vida, lá mesmo me ajoelho, choro e oro agradecendo ao pai por se amor. Em outras ocasiões, ao lembrar de uma situação, como a do Sudão do Sul, paro o que estou fazendo e clamo pelas misericórdias de Deus sobre aquele povo pedindo paz sobre aquela nação.
Esse é o nosso chamado, 24h de adoração e intercessão. Nossa  vida será um reflexo dos momentos em que estamos em sua presença buscando a sua face.

                                                             Texto extraído da Revista 
                                                                                            MCM POVOS
                                                                                    Ano 9-55ª EIÇÃO-2016



terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Para o Líder! de PGM´S


Conselhos ao Líder de PGM


Não basta implantar os PGMs na igreja. Não basta aplicar um programa bonito ou tentar reproduzir os valores e técnicas que deram certo na experiência de outros. Por outro lado, as experiências de outros têm muito a nos ensinar; algumas vezes nos dizendo mais “o que não fazer” do que propriamente “o que fazer”.

O sucesso dos PGM´s dependem de um conjunto de fatores. São fatores humanos, fatores divinos e fatores organizacionais. Todos eles, operando juntos, garantem que os PGMs cumpram os propósitos para as quais Deus e a igreja os projetaram.
O que se segue são princípios testados e retestado nos PGM´s de centenas de igrejas pelo Brasil inteiro.
1 | LOCAL DE REUNIÃO AGRADÁVEL E ACOLHEDOR
Isto deve começar pelos moradores da própria casa, que devem ser os primeiros a acolher bem todo mundo. Os bancos ou cadeiras devem ser confortáveis e dispostos em círculo, de maneira que todos possam se olhar de frente. Deve haver boa iluminação, nem fraca nem excessiva. Evite ambientes de muita circulação de pessoas, como comércio, corredores, televisão ligada em cômodos vizinhos, etc…
2 | A DISPOSIÇÃO DAS CADEIRAS É IMPORTANTE
Para as reuniões, coloque as cadeiras em círculo. Fica mais fácil e prático para todos participarem. Além de dar um maior senso de intimidade, a comunicação olho no olho fica mais viável. Quando colocadas umas atrás das outras, numa disposição em que os membros ficam olhando para a nuca dos outros, cria-se um senso formal de auditório, de “igrejinha”.
3 | O PGM NÃO DEVE TER UM PÚLPITO OU CÁTEDRA HOMILÉTICA
Num grupo pequeno não há pregação formal; não é um culto público. O propósito é que todos desenvolvam algum ministério que edifique os demais. Pode ser oração, exortação, consolação, conselho, correção, ensino ou qualquer outro tipo de ajuda. Mesmo as crianças podem compartilhar, de alguma maneira. Podem apresentar um cântico ou um versículo, ao final, por exemplo, ou um teatrinho… O Espírito Santo lhe ajudará a mobilizar todo o corpo de crentes. O líder é um facilitador, aquele que monitora a discussão e a participação dos membros, não um mestre de oratória.
4 | O PGM NÃO DEVE ENCORAJAR MINISTRAÇÕES DE PRELETORES DE FORA
Muitos ministérios de PGMs já foram vítimas dessa cilada, e alguns chegaram a sofrer danos terríveis. NÃO permita que pregadores de fora, desconhecidos ou sem cobertura, tenham influência sobre a reunião. Há muita gente que quer um palco para suas ideias. O líder do PGM deve conduzir a reunião com isto em mente. Ele deve ser educado e polido com todos que visitam o PGM, mas não deixá-los impor suas ideias e opiniões sobre o grupo todo. Para tanto, contamos com a sábia direção do Espírito Santo e o conselho de nossos supervisores.
5 |NÃO PERMITA CONVERSAS DE NEGÓCIOS NAS REUNIÕES DOS PGMs
Sempre há aqueles que querem usar as reuniões para seus próprios propósitos, e isto não pode ser permitido. Alguns querem comprar ou vender alguma coisa, fazer pesquisa de preços, discutir aluguéis ou mensalidades, planos de saúde, Avon, Herbalife, Forever, ou promoções vantajosas. Os interessados, levando-se em conta que alguém no PGM pode ajudar outro nesses /assuntos, devem marcar um tempo para isso fora do PGM, ou conversar no período de socialização que se segue ao final da reunião.
6 | ATENÇÃO ESPECIAL AOS NOVOS MEMBROS OU VISITANTES
O líder e os membros devem fazer questão de que cada pessoa que está vindo para a reunião do PGM receba atenção especial, de acordo com suas necessidades, e também envolvê-la em algum ministério, quando for o caso.
7 | DEVE-SE PRESTAR ATENÇÃO ESPECIAL AOS CONFLITOS INTERPESSOAIS
Não permitir que conflitos sejam prolongados, e assegurar-se de que os membros que estão se desentendendo sejam reconciliados em amor. Garantir, a todo custo, que as fofocas e ressentimentos nem sequer se aproximem do grupo, mas, se acontecer, resolver o mais rápido possível, com amor e firmeza.
9 | FAZER QUESTÃO DE QUE TODAS AS FAMÍLIAS PARTICIPEM DOS PGMs
O alvo de Deus é alcançar famílias inteiras, onde todos os seus membros sejam discípulos fiéis do Senhor Jesus. Assim, a partir do PGM, devemos lutar para ver nossa comunidade se tornar cada lar uma igreja, cada pessoa um discípulo, cada discípulo um líder reprodutivo. Não apenas as mulheres e as crianças sendo ganhos, mas os pais e os maridos, como cabeças responsáveis de seus lares.
10 | LEMBRAR-SE DE CELEBRAR CADA ANIVERSÁRIO E EVENTOS ESPECIAIS DAS FAMÍLIAS
Datas de nascimento, aniversário de casamento, bodas de prata, bodas de ouro, etc. Façam uma surpresa, cantem parabéns, soprem velinhas e partam um bolo. É um bom momento para convidar parentes e amigos não crentes do aniversariante. E aquele homenageado vai ficar cada vez mais firme com Jesus e mais comprometido com o grupo.
11 | DELEGAR RESPONSABILIDADES O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
É assim que novos líderes são formados com qualidade e segurança. Outros devem compartilhar as responsabilidades de liderar o PGM e cuidar das pessoas. O ideal é que alguns deles amadureçam até que possam liderar seus próprios PGMs, e também multiplicá-los segundo o mesmo código. Desta forma, a igreja cresce de uma maneira ordenada.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CULTO NO PRESIDIO EM PORTO FRANCO


     HOJE, sexta feira 16/12/2016, realizamos um culto no Presidio de Porto Franco , juntamente com toda a equipe que ali atua profissionalmente, bem como alguns convidados.Nós da Primeira Igreja Batista há quase um ano desenvolvemos um trabalho junto aos detentos do presidio em Porto Franco sempre de quinze em quinze dias, às quintas feiras à tarde. Realizamos cultos e visita de cela em cela levando sempre uma palavra bíblica de arrependimento, perdão, amor e também conscientizando a cada um que é preciso cumprir a pena dos crimes cometidos e estarem quites com Deus e com a justiça.Graças a Deus temos sentido respostas satisfatórias. Hoje realizamos este culto e falamos que o melhor presente que eles poderiam entregar para Jesus era a própria vida, reconhecendo-o como Rei, Profeta, Sacerdote e Salvador.Queremos agradecer  a direção do presidio e todos os funcionários que trabalham ali e também aos detentos que tem um grande respeito por todos nós e estão sempre prontos a nos ouvir.Depois do culto participamos de um almoço delicioso num momento de comunhão, conversa e relacionamento discipulador com todos os presentes.Quero agradecer aos irmãos e irmãs que também tem ajudado nesta missão de pregar o Evangelho de Cristo a toda criatura.
















Confraternização da MCA


Nesta Quinta Feira 15/12/2016 as Mulheres cristãs em ação da Primeira Igreja Batista em Porto Franco realizaram a festa de confraternização do trimestre e consequentemente de todo o trabalho realizado por elas durante este ano de 2016.Este departamento tem desenvolvido trabalhos importantes para o Reino de Deus através das senhoras da Igreja.Que Deus em Cristo Jesus continue abençoando a vida de cada uma destas servas de Deus no cumprimento desta missão.

              MULHERES ABENÇOADAS E TRANSFORMADAS PELO PODER DE DEUS






domingo, 11 de dezembro de 2016

Confraternização de Final de Ano da Mocidade da Pib em Porto Franco


     Neste sábado dia 10/12/2016, a Mocidade da Primeira Igreja Batista em Porto Franco realizou uma atividade de confraternização com todos os jovens pelo trabalho realizado no ano de 2016.O tema foi Festa das Cores e muita coisa boa aconteceu durante o evento.Parabenizamos o casal líder, Mônica e André Martins pelo empenho, bem como a todos os jovens que tem contribuído para o avenço desta mocidade.Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.






















sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Posse da Nova Diretoria Do Coselho de Pastores de Porto Franco


Diretoria 2017/2018
  Nesta quinta feira 08/12/2016 Reuniu-se o Conselho de Pastores de Porto Franco no Templo da Primeira Igreja Batista nesta citada cidade em culto solene de louvor e gratidão a Deus, tendo no exercício da presidência do citado conselho o Pastor Francisco Leandro Lô da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira para dar posse a nova diretoria do Conselho para o biênio de 2017/2018, eleita no dia 16/11/2016 em uma reunião específica para esse fim.A nova diretoria do Conselho de Pastores da cidade de Porto Franco ficou assim constituída.
Presidente: Pr. Jailton Macedo Rodrigues. Igreja batista vida com Deus
Vice-presidente: Pr. Célio Noleto Turibus. Igreja Jesus Cristo é o Senhor
Secretario executivo: Pr. Samuel Carvalho Tomaz. Comunidade Evangélica Shalon
Tesoureiro Pr. Flávio do Nascimento Melo. Igreja Nova Aliança
Secretário Pr. Marcone Pereira da Silva. Primeira Igreja Batista.

Os membros da diretoria, bem como todo o conselho compromete-se a honrar em todos os seus aspectos o conselho de pastores de Porto Franco.