quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

História

 Um Pouco da Nossa História


A Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira chegou à cidade de Porto Franco em 1925, onde já encontrou um pequeno número de crentes residentes no município. Logo depois chegou à cidade o primeiro Pastor, o Batista Alexandre Gonçalves da Silva que veio juntamente com sua família; a esposa Eurídice e seus primeiros filhos. Homem inteligente, bom pregador, músico, fotógrafo, escritor, poeta e professor. Teve como primeiro objetivo a criação de uma escola para crianças e jovens e lecionou até 1932.
A primeira Igreja Batista em Porto Franco foi organizada sob a direção do Pastor Alexandre e houve muitas decisões ao Senhor Jesus Cristo nessa época, em seguida tratou-se da construção do Templo Batista. Em 1932 A junta de Missões Nacionais determinou a criação de uma escola com métodos mais modernos e em 3 de Maio de 1932 chegou a Porto Franco a jovem professora e missionária Marcolina Magalhães que revigorou o trabalho começado pelo Pastor Alexandre. A escola Batista Minnie Landrum começou a funcionar e foi uma bênção para a vida de três gerações de porto-franquinos.

Os Batistas têm papel importante na formação cultural do povo de Porto Franco, através da escola da Igreja a cultura era promovida, o teatro incentivado, festas cívicas eram organizadas e tantas outras atividades. Os Batistas chegaram à Porto Franco pelos meados de 1925 e em 7 de Setembro de 1935 a congregação existente na cidade tornou-se a Primeira Igreja Batista em Porto Franco com 12 membros. Hoje a cidade conta com uma praça que leva o nome de um Batista. Praça Demétrio Milhomem que foi membro fundador da referida Igreja, Um Colégio Estadual que leva o nome de uma Batista. Colégio Estadual Marcolina Magalhães, missionária Batista que muito contribuiu para a educação secular e religiosa dos filhos de Porto Franco e um Museu será inaugurado no Antigo Templo da Igreja próximo a Prefeitura que levará o nome de outra Batista, Virginia Macedo. Ao longo destes 90 anos de história Batista em Porto Franco, muita coisa aconteceu, mas a Igreja continuou firme no propósito de servir e adorar ao único e verdadeiro Deus, pois entendemos que a Ele devemos toda honra e toda glória. Alguns pastores já passaram por Porto Franco bem como alguns missionários e missionárias que pregaram a palavra de Deus com compromisso e responsabilidade. Hoje o Templo da Igreja est situado na Travessa 9 de Janeiro no centro da cidade e tem como Pastor presidente, Marcone Pereira da Silva,Bacharelado em Teologia, Pastor Batista,nascido no estado da  Bahia e que veio para Porto Franco a convite da igreja e foi empossado no dia 13 de Julho de 2013. ficando no pastoreio da Igreja durante sete anos e sete meses.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

PASTORAL

 Pastoral

Depois de sete anos e seis meses deixo a presidência da Primeira Igreja Batista em Porto Franco. Aqui na cidade estou desde 2 de maio  de 2013. Desde que aqui cheguei, logo me acostumei, uma cidade hospitaleira e de um povo gentil, tenho a honra e alegria de ser hoje um portofranquino reconhecido pela Câmara Municipal. Deus me deu a satisfação de aqui viver durante este tempo, mas tudo tem um tempo, tenho a certeza de que fui aqui tanto na primeira Igreja Batista a qual agradeço pela oportunidade de ter sido seu Pastor presidente, quanto na cidade  fui um garoto de recados das mensagens do céu. Muitos momentos alegres aqui pude compartilhar com muita gente boa, adversidades também, mas aquilo que não mata fortalece. Louvo a Deus meu Eterno pai por ter me dado a oportunidade de falar do seu amor aos filhos desta terra amada e de poder exceder um trabalho também como Psicanalista Clínico ajudando tanta gente que precisava de um atendimento psicológico.

Quero agradecer aos moradores desta cidade que me recebeu tão bem, pelo respeito a minha pessoa, respeitando eu a todos também e entendendo que assim construiremos uma sociedade melhor; como autoridade eclesiástica procurei me relacionar bem com todos os credos respeitando a todos mesmo que divergindo em alguns pontos, aos poderes constituídos deste lugar sempre esteve em minhas orações. Estou de volta pra casa, para minha querida Bahia, levando na mala o amor pelo Maranhão, especialmente Porto Franco onde hoje também é minha casa. Final do mês a Bahia me espera, espero em Deus que não seja um adeus, mas um até logo Porto Franco, pois amigos e irmão aos montões foi o que fiz aqui e certamente  se Deus permitir viremos aqui de vez em quando visitar. Peço a Deus pela paz nesta cidade e que todos os filhos daqui sejam abençoados em nome de Jesus e todos aqueles que escolheram este lugar para viver também recebam as bençãos dos céus. Agradeço ao Conselho de Pastores por confiar a mim a presidência do mesmo neste ano de 2020. A Ordem dos Pastores do Sul Maranhense por ter confiado a mim a secretaria executiva, a Convenção do Sul do Maranhão pela coordenação do pólo três, a Escola Sigmund Freud pela confiança de lecionar em suas turmas. Obrigado meu Deus por tudo, o Senhor está no comando de todas as coisas, sempre.

Na Bahia o Porto é Seguro, no Maranhão o Porto é Franco e em Jesus o Porto é Seguro, Franco e Eterno.

Um abraço fraterno e um Xero no coração de todos.

Pr. Marcone

Pastor Batista

Formação em Magistério

Bacharel em Teologia

Psicanalista Clínico

Dr. em nada

Simplesmente servo