quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A ORAÇÃO DO RIVOTRIL

A ORAÇÃO DO RIVOTRIL

Ninguém é menos humano por fazer uso de medicação; ninguém é mais humano por não precisar.
Ninguém possui menos fé por precisar de um auxílio da química para sentir-se melhor.
Nossa relação com Deus não pode ser julgada através de uma dieta ou terapia farmacológica.
Deus é o criador de todas as coisas, inclusive da indústria química; Deus é autor da inteligência, inclusive da Medicina.
Use a medicação prescrita a você sem culpa; siga rigorosamente a receita médica.

Se eu fosse um Drummond poetaria assim:
“Era uma insônia no meu caminho;
No meu caminho uma insônia...”
Não havia mais ovelhas para contar. Todas já haviam pulado a cerquinha...

Pensei na Oração do Rivotril:
“Rivotril nosso que está na prateleira ou na bolsa
Saudado seja a vossa fórmula
Venha a nós o nosso sono
Seja feito o vosso efeito
Assim na cama como no fim de semana
O descanso de cada dia nos dá hoje
Perdoa nossa tensão
Assim como procuramos seguir a receita
Não nos deixe cair em alta-tensão
Mas livra-nos do mal que é a ansiedade”.

Esconder de outros que usamos remédio é negar nossa fragilidade. Nada mais genérico. Se um farisa questioná-lo responda: "Quem nunca usou uma drágea ou gota alguma vez na vida, atire a primeira receita!" Muitos não compreendem nosso jeito benzodiazepínico de ser. Ninguém é tão forte que nunca tenha se sentido fraco. Como diz o ditado: "Canja de galinha e Clonazepan não faz mal à ninguém"...

Deus nos protege na vida, não da vida. 
Use seu remédio. Creia em Deus. Siga em frente! 
Afirme: "Uso meu remédio. Creio em Deus. Sigo em frente!"

Quando melhor, cante: "Sou Rivo-treiii-roo, com muito or-guuu-lho, com muito a-mooor! Ah..." Porque se sentir pra baixo é "horrivs". 
Tarja branca: Faça planos outros para não ser dependente: "Não andeis ansiolíticos pela vossa vida..."

"Confie em Deus mas marre seu camelo" (adágio árabe)
Nota: Princípio Ativo - Somente use medicação sob prescrição médica! By Geraldinho Farias

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Projeto Casados Para Sempre Desta Semana Aconteceu na Casa Pastoral

  Projeto Casados Para Sempre Desta Semana Aconteceu na Casa Pastoral

Ontem terça-feira foi realizada mais uma lição do projeto Casados Para Sempre com o tema: Estilo de vida na Casa pastoral da Pib em Porto Franco e mais uma vez foi uma bênção de Deus para as nossas vidas. A irmã Ione e o irmão Eliomar foram os condutores do tema.Na ornamentação o tema escolhido pelo Pr. Marcone e pela irmã Gilvânia foi: Casais sejam bem vindos a Bahia e a culinária não podia ser outra senão a baiana; foi servido aos casais caruru e vatapá e como sobremesa uma deliciosa ameixa nevada.O próximo encontro será realizado na casa do casal  Josafá e Clécia até lá e que Deus nos abençoe.


Mônica e André - Ilhéus

Josafá e Clécia - Barrocas

Joaquina e Samuel - Porto Seguro

Ione e Eliomar - Salvador

Alzenir e James - Feira de Santana

Luana e Maurício  - Salvador

Paula e André - Caldas do Jorro

Gilvânia e Pr. Marcone - Santa Luz e Antas

Lembranças












terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Segurança Daquele Que Confia No Senhor

A Segurança Daquele Que Confia No Senhor

Pastor Itamir Neves
Salmo 91
As palavras deste salmo descrevem uma batalha com inimigos e circunstâncias difíceis. Mas é interessante observarmos o cuidado divino, claramente retratado aqui. Esse cuidado que Deus proporcionou aos israelitas tem aplicações para nós, pois todos os dias enfrentamos as mais diversas dificuldades. Portanto, embora tenhamos que lutar constantemente, temos que ver nessas palavras verdades que nos mostram a segurança que podemos ter em Deus.
O servo fiel é protegido por Deus, pois ele é onipotente: 1) Deus é nosso refugio (v. 1); 2) Deus é Altíssimo (vs. 1 e 9); 3) Deus é quem nos concede descanso à sua sombra (v. 1); 4) Deus é o Senhor (v. 2 e 9); 5) Deus é o nosso refúgio e nossa morada (vs. 2 e 9). Este salmo 91 é, pois, a voz, é o testemunho daquele que confia em Deus. Este salmo que foi a profissão de fé sincera do salmista, é, certamente, a profissão de fé que Deus espera de cada um de nós que somos seus servos. Deus quer que vivamos certos de que mesmo diante das mais difíceis circunstâncias devemos estar seguros da proteção divina em toda a sua abrangência.
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente (El Shaddai). Essa expressão mostra que, diante das lutas e batalhas que enfrentamos, o melhor que temos a fazer é procurarmos abrigo, procurarmos nos esconder no Senhor. Lembrando que esse hino de confiança foi escrito por Moisés, na caminhada de Israel para Canaã, o tabernáculo e o santuário eram simbolicamente o local da presença de Deus. Assim, a ideia que o salmista transmite é essa: Quem procura o esconderijo, o tabernáculo de Deus, está procurando comunhão com ele. Hoje podemos ter essa comunhão em todos os momentos. Descansar à sombra do Onipotente é se abrigar sossegadamente nas mãos de Deus Todo-Poderoso. A sombra que Deus concedia a Israel na caminhada do deserto, certamente, permitia ao seu povo um descanso seguro e tranquilo. Quando agirmos assim, estamos declarando: Deus é refugio, Deus é baluarte, Deus é meu. Estaremos demonstrando toda a nossa confiança no Senhor.
Deus livrará este servo confiante dos perigos do caminho. Deus protege os fiéis como uma ave protege a sua ninhada. E foi o próprio Senhor Jesus quem usou essa figura para descrever a si mesmo em relação àqueles que confiam nele (Mt 23.37; Lc 13.34). Mas ele nos protege também como um escudo protege o soldado na batalha. Deus nos promete segurança contra ameaças: 1) laço do passarinheiro, isto é, livramento do engano, pois contra o engano só a verdade de Deus (v. 3); 2) peste perniciosa, isto é, males que nos atacam fisicamente, doenças mortais e peste que se propaga à noite (3, 6); 3) terror noturno, isto é, a síndrome do medo (v. 5); 4) seta que voa de dia, isto é, síndrome da multidão, medo de sair de casa, (v. 5); 5) mortandade que assola ao meio-dia, isto é, todos os males da sociedade moderna.
Quando confiamos e colocamos nossa segurança no Senhor nos sentimos encorajados e reanimados para enfrentar qualquer situação. A certeza de estarmos sob o cuidado de Deus deve nos fazer caminhar com firmeza em nossa jornada cristã!

domingo, 26 de outubro de 2014

Congresso dos Homens Batista do Sul do Maranhão


    Congresso dos Homens Batista do Sul do Maranhão

   Aconteceu neste final de semana na cidade de Estreito-MA o primeiro congresso dos Homens Batistas do Sul do Maranhão na Congregação Batista Manancial de Vida com o Tema: Família, ideal de Deus para o homem batista; Divisa: Josué 24.15 p/b.O Orador Oficial foi o Pastor Marcone Pereira da silva da PIB em Porto Franco e o louvor foi ministrado pela Banda Novo Conceito.Foram momentos de alegria, comunhão e reflexão.Hinos do CC foram entoados e os temas da UMHBB e da SMHB foram enfatizados, bem como o compromisso dos homens batistas do Brasil.
COMPROMISSO: prometo esforçar-me por uma vida digna de um homem batista;guardar meus lábios da mentira, da impureza e de tomar o nome de Deus em vão;conservar meu corpo limpo e pronto para o serviço; dar tudo que puder para o sustento de missões e pelo meu trabalho,ajudar a estabelecer o reino de Deus na terra. Se assim não for para que eu nasci ?















sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Salmos - 40

Salmos - 40

1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.
3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
5 São muitas, SENHOR, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.
6 Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.
7 Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito;
8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.
9 Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, SENHOR.
10 Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade.
11 Não retenhas de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade.
12 Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniqüidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece.
13 Praza-te, SENHOR, em livrar-me; dá-te pressa, ó SENHOR, em socorrer-me.
14 Sejam à uma envergonhados e cobertos de vexame os que me demandam a vida; tornem atrás e cubram-se de ignomínia os que se comprazem no meu mal.
15 Sofram perturbação por causa da sua ignomínia os que dizem: Bem-feito! Bem-feito!
16 Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam; os que amam a tua salvação digam sempre: O SENHOR seja magnificado!
17 Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

15 razões para cuidar bem do planeta!



Gavin Ortlud
Tradução:
Wilma Rejane


Cristãos devem ser os maiores ambientalistas do planeta, porque entendemos exclusivamente o que o meio ambiente é, o que deu errado com ele, o que está sendo feito para corrigi-lo, e qual nosso papel  em relação a ele. Infelizmente, por causa da má teologia, sobre a reação contra o excesso ambiental e panteísmo, a influência da nossa cultura consumista e gananciosa, a ignorância do problema, e "negligência por associação," a igreja evangélica não trata bem sobre essa questão nos últimos anos . Não digo que a agenda ambiental, social ou política devem se tornar o principal negócio da igreja, o Evangelho é relevante para toda a vida e a igreja tem a responsabilidade de lutar contra a injustiça e a escuridão onde quer que existam. Para contribuir com a questão, listei 15 razões pelas quais os cristãos devem se preocupam com o meio ambiente:

1 - O domínio sobre a criação faz parte do propósito original de Deus para os seus filhos (Gênesis 1: 26-29) esse mandamento é reiterado a Noé e sua família depois da queda (Gênesis 9: 1-7). Como cristãos, temos a responsabilidade de pensar em tudo o que este mandamento implica, especialmente à luz dos modernos avanços científicos e tecnológicos.

2- Deus revela a Sua glória, beleza e criatividade através da criação (Romanos 1:20, Salmo 19: 1-6). Somente isso já constitui motivo suficiente para cuidarmos da natureza.

"Um dia faz declaração a outro dia ; uma noite revela conhecimento para outra Salmo 19:. 2

3- O meticuloso cuidado de Deus por sua criação (alimentando animais, fornecendo chuva, formando nuvens, etc) está presente nos Salmos (Salmo 104, 145, 147).

Salmo 147: 8-9: "Ele cobre o céu de nuvens; fornece a terra com a chuva e faz produzir erva sobre os montes. Ele fornece alimento para o gado e assim renova a face da terra.

4-Deus vê sua criação como "muito boa" (Gênesis 1:31), uma declaração repetida ao longo do relato da criação. Se Deus valoriza Sua obra, não deveríamos fazer o mesmo?

5 - Os animais são bonitos e nobres, demonstram criatividade, bondade e senso de humor de Deus.



6 - Deus sentiu compaixão pelos animais de Nínive quando Jonas pregou julgamento sob a cidade (Jonas 4:11).

-Provérbios 12:10: "O justo olha para as necessidades de seu animal, mas os mais amáveis ​​atos dos ímpios são cruéis."

8 - Deus fez provisão para a sobrevivência dos animais durante o dilúvio de Noé e orientou sobre  preservação de espécies (Gênesis 6: 8-17)

 9 - Deus está trabalhando para recriar e restaurar não apenas pessoas individuais, mas toda a criação caída, "Ele fará novas todas as coisas" (Ap 21, 5). Uma vez que Deus não abandonou sua criação, nós não  deveríamos cuidá-la?

10 - A vida humana e próspera é dependente de vida animal e vegetal para a alimentação, oxigênio, vitaminas, roupas, estabilidade ambiental, e muitas outras necessidades básicas. Por exemplo, sem insetos, os seres humanos estariam mortos em questão de meses.

11- A grande diversidade de espécies animais em nosso planeta fala sobre seu valor. Se Deus tivesse simplesmente feito alguns animais, poderíamos considerá-los sem importância. Mas Deus encheu esta terra com tantas e diversas criaturas que os cientistas acham que é muito mais fácil de estimar o número de estrelas em nossa galáxia do que o número de espécies em nosso planeta. Para lhe dar um pouco de perspectiva: anos atrás havia cerca de 1 milhão de espécies diferentes de animais em nosso planeta, muitos cientistas hoje estimam  que  somente em espécies de insetos há cerca de 30 milhões! Se essas criaturas  são de nenhum valor, por que Deus se daria ao trabalho de fazer todas elas?

12 - Um estilo de vida de responsabilidade ambiental corresponde bem às virtudes cristãs de contentamento e simplicidade de vida.

"Não me dês nem pobreza nem a riqueza, mas dá-me só o meu pão de cada dia." Provérbios 30: 8

13 - Deus fez provisões para o bem-estar dos animais na lei (por exemplo, Deuteronômio 22: 6-7).

14 - o cuidado ambiental adequado leva a  maior eficiência na produção de alimentos e  maior acessibilidade à água limpa, duas grandes necessidades humanas em muitas partes do mundo. Da mesma forma, um cuidado ambiental deficiente  vai reduzir a produção de alimentos a longo prazo e acesso a água potável.

15 - Deus criou um paraíso perfeito, Ele escolheu um jardim e encheu-o com diferentes tipos de árvores: "O Senhor Deus fez todos os tipos de árvores crescerem na terra - árvores que eram agradáveis ​​aos olhos e boas para alimento e um rio" (Gênesis 2:8-10). Deus queria que Adão se sentisse bem, confortável. Esse planeta é nosso lar e Deus também o criou para morada e conforto nosso. Vamos cuidar bem do planeta?

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Início da Campanha de Missões Nacionais


   Neste domingo 12/10/14 participamos de um culto de louvor ao nosso Deus na Primeira Igreja Batista iniciando a campanha de Missões Nacionais. Os promotores de Missões, Rafael e Alzenir Salvador fizeram uma programação voltada para o tema MULTIPLIQUE e mostrou a Igreja a situação de alguns lugares no Brasil onde o Evangelho precisa avançar.A mensagem da noite também acompanhou a temática da multiplicação, mostrando que a igreja que é ouvida precisa de três coisas: Ensino da Palavra de Deus, Comunhão e Oração.Foi lançado um desafio para conseguirmos uma boa oferta para missões onde os jovens e alguns adultos aceitaram com boa vontade. que Deus nos abençoe nessa linda e honrosa missão de anunciar o Verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus.