terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Segurança Daquele Que Confia No Senhor

A Segurança Daquele Que Confia No Senhor

Pastor Itamir Neves
Salmo 91
As palavras deste salmo descrevem uma batalha com inimigos e circunstâncias difíceis. Mas é interessante observarmos o cuidado divino, claramente retratado aqui. Esse cuidado que Deus proporcionou aos israelitas tem aplicações para nós, pois todos os dias enfrentamos as mais diversas dificuldades. Portanto, embora tenhamos que lutar constantemente, temos que ver nessas palavras verdades que nos mostram a segurança que podemos ter em Deus.
O servo fiel é protegido por Deus, pois ele é onipotente: 1) Deus é nosso refugio (v. 1); 2) Deus é Altíssimo (vs. 1 e 9); 3) Deus é quem nos concede descanso à sua sombra (v. 1); 4) Deus é o Senhor (v. 2 e 9); 5) Deus é o nosso refúgio e nossa morada (vs. 2 e 9). Este salmo 91 é, pois, a voz, é o testemunho daquele que confia em Deus. Este salmo que foi a profissão de fé sincera do salmista, é, certamente, a profissão de fé que Deus espera de cada um de nós que somos seus servos. Deus quer que vivamos certos de que mesmo diante das mais difíceis circunstâncias devemos estar seguros da proteção divina em toda a sua abrangência.
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente (El Shaddai). Essa expressão mostra que, diante das lutas e batalhas que enfrentamos, o melhor que temos a fazer é procurarmos abrigo, procurarmos nos esconder no Senhor. Lembrando que esse hino de confiança foi escrito por Moisés, na caminhada de Israel para Canaã, o tabernáculo e o santuário eram simbolicamente o local da presença de Deus. Assim, a ideia que o salmista transmite é essa: Quem procura o esconderijo, o tabernáculo de Deus, está procurando comunhão com ele. Hoje podemos ter essa comunhão em todos os momentos. Descansar à sombra do Onipotente é se abrigar sossegadamente nas mãos de Deus Todo-Poderoso. A sombra que Deus concedia a Israel na caminhada do deserto, certamente, permitia ao seu povo um descanso seguro e tranquilo. Quando agirmos assim, estamos declarando: Deus é refugio, Deus é baluarte, Deus é meu. Estaremos demonstrando toda a nossa confiança no Senhor.
Deus livrará este servo confiante dos perigos do caminho. Deus protege os fiéis como uma ave protege a sua ninhada. E foi o próprio Senhor Jesus quem usou essa figura para descrever a si mesmo em relação àqueles que confiam nele (Mt 23.37; Lc 13.34). Mas ele nos protege também como um escudo protege o soldado na batalha. Deus nos promete segurança contra ameaças: 1) laço do passarinheiro, isto é, livramento do engano, pois contra o engano só a verdade de Deus (v. 3); 2) peste perniciosa, isto é, males que nos atacam fisicamente, doenças mortais e peste que se propaga à noite (3, 6); 3) terror noturno, isto é, a síndrome do medo (v. 5); 4) seta que voa de dia, isto é, síndrome da multidão, medo de sair de casa, (v. 5); 5) mortandade que assola ao meio-dia, isto é, todos os males da sociedade moderna.
Quando confiamos e colocamos nossa segurança no Senhor nos sentimos encorajados e reanimados para enfrentar qualquer situação. A certeza de estarmos sob o cuidado de Deus deve nos fazer caminhar com firmeza em nossa jornada cristã!

Nenhum comentário :

Postar um comentário