sexta-feira, 26 de junho de 2015

A pomba, a Oliveira e a Redenção.


"E a pomba voltou a ele a tarde: e eis arrancada uma folha de 
oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham
 minguado sobre a terra" Gn 8:11.

Há muitos séculos a oliveira é utilizada como símbolo da paz,
 imperadores romanos já se valiam da planta para divulgarem
 um reino: Próspero, pacífico e abundante.

Atenas tem a oliveira como árvore protetora da cidade, tudo 
porque uma lenda conta que na disputa de "deuses" para dar 
nome à cidade, a "deusa" Atenas, presenteou-a com oliveiras 
e seu produto nobre; o azeite. Não tendo ninguém conseguido 
superar o seu feito, a cidade ficou sendo chamada Atenas.

Também foi em Atenas que surgiu a tradição de presentear 
atletas vencedores com coroas de oliveiras. Os ramos de oliveiras
 eram recolhidos com facas de ouro. Não existiam as medalhas olímpicas, 
sendo as coroas o prêmio máximo concedido aos ganhadores.
Até hoje, essa tradição permanece e em qualquer nação ou 
modalidade desportiva, atletas recebem coroas de oliveiras como prêmio.

Enfim, a oliveira e seu produto, o azeite, considerado "fonte de ouro" 

pelos extrativistas, sempre estiveram ligados a paz e vitórias.


A pomba como símbolo da paz

A primeira vez que a pomba e a oliveira aparecem juntas é no livro 
de Gênesis, um símbolo que tem sido utilizado secularmente 
para representar a paz universal.

O partido socialista soviético utilizou-o como campanha de 
convocação a "paz universal". A pedido de Stalin, o grande pintor Picasso, 
reproduziu a pomba com o ramo de oliveira. A imagem, reproduzida
 pelo artista, percorreu o mundo.

A pomba, A Oliveira e a Redenção
A pomba, em Gênesis simboliza o Espírito Santo, tal qual no 
Evangelho de João 1:32, quando ela desce sobre Jesus, 
na ocasião de seu batismo. O ramo de Oliveira, 
simboliza a própria Oliveira que É Cristo Jesus. 
A aparição da pomba com o ramo de Oliveira no bico
 significa a Redenção da humanidade através de 
Cristo Jesus.Deus, não mais destruiria os homens desobedientes, 
mas, lhes daria uma oportunidade de recomeçarem uma nova vida.
 A pomba e a Oliveira seriam vitais nesse renascimento.

simbolismo secular, as invenções humanas, os clamores
 pela paz, as vitórias conquistadas coroadas de glória, os prósperos
 impérios, as ricas cidades, nada disso é válido se não estiver 
ligado a Verdadeira Oliveira. Tudo passa, apenas permanece 
o Eterno Reino da Justiça. É através D'Ele que se conhece a 
Verdadeira Paz. 

Aquele que recebe a Oliveira, trazida pelo 
Espírito Santo não mais seria destruído:"Porque a lei 
do Espírito de vida em Cristo Jesus , me livrou da lei 
do pecado e da morte" Rm 8:2.

terça-feira, 23 de junho de 2015

As Diferenças não devem Subtrair o Respeito



     Algo que aprendi é que posso não aceitar uma coisa, uma opinião, um ponto de vista ou até mesmo uma filosofia, ideologia, teologia e o modo de agir do outro, mas devo respeitar mesmo assim para que respeitando seja respeitado, o que não impede de discordâncias; seria aquela máxima: Respeito mesmo que não aceite. Quando olho para o questionamento de John Wesley em seu sermão: O Espírito Católico percebo que isso é possível quando entendermos que de fato o nosso alvo comum é Jesus e o seu Reino e a unidade do corpo de Cristo em um só sentimento de servir e adorar a Deus. Quando vivenciarmos o amor integralmente em nossas vidas e colocarmos a cima de questões pequenas, entenderemos que mesmo pensando diferente, poderemos amar de maneira igual, pois o amor excede as barreiras culturais, econômicas, sociais, religiosas e a vida terá mais sentido do que coisas e ponto de vistas.
     Um só coração deve ser entendido como um só sentimento, propósito, causa, mesmo que percorrido por destinos diferentes ou diferentes caminhos que levem ao mesmo lugar e isso me refiro a muitas interpretações. As Igrejas da atualidade estão perdendo Jesus de vista e enxergando muito mais a multidão, ou olhando para si mesma, seus programas, suas atividades locais e individuais, seus dogmas, suas liturgias seus próprios modos de serem, enquanto que a causa do verdadeiro evangelho que exalta a Deus, que é claro como límpidas águas, que desamarra todo nó que o inimigo faz na cabeça das pessoas está sendo cada vez mais esquecido. Mesmo que tenhamos nossa maneira de ser, pensar e agir, faz-se necessário uma reflexão sobre o tema abordado por Wesley há alguns anos, mas tão preciso em nossos dias, O Espírito Católico no sentido de união pelo reino de Deus deve motivar-nos a olhar para os outros além das nossas diferenças e costumes. Esse diálogo que poderia ser aberto, franco é prejudicado pelo individualismo de grupos separatistas que se acham exclusivistas dos direitos celestiais, se acham donos do reino, quando na realidade o reino é do Senhor e do seu filho amado e estendido a cada um de nós pela fé e aceitação do Senhor Jesus como Salvador de nossas almas. Grupos que se acham melhores do que os outros, que não se envolvem em causas iguais por pensarem de maneiras diferentes e esquecem-se do dom maior que é o dom de amar. O Espírito Católico no sentido universal é abrangente, global,  e sobressai ao espírito limitado, controlado, localizado e que não vai alem daquilo que pensamos e entendemos ao invés de agirmos muito mais pela causa maior, ficamos presos em questiúnculas que nos dividem, nos separam e faz com que não nos respeitemos.
     Diferenças não devem subtrair o respeito, ao contrário disso o respeito deve agregar diferenças, não somos iguais, não pensamos iguais, não agimos iguais e isso não deve ser o motivo para nos separar. Deus trabalha na multiforme graça e não na uniforme graça, Paulo compara a Igreja como um corpo que tem muitos membros, com funções diversas e com um único objetivo, o bom funcionamento, isto fica evidenciado que as denominações, igrejas, religiões devem refletir a este respeito, buscando a paz com todos mesmo pensando diferentes, ajudando a todos mesmo pensando diferentes, se unindo mesmo pensando diferentes, dialogando mesmo pensando diferentes; não é matar o outro porque é diferente de nós, mas agregá-lo e amá-lo, mesmo que não aceitemos a sua postura, o seu modo de ser.

Pr. Marcone Pereira da Silva

Pastor da Primeira Igreja Batista em Porto Franco

domingo, 21 de junho de 2015

Dia do Evangélico - Marcha para Jesus

 Ontem, sábado, 20/06/15 aconteceu a Marcha para Jesus em comemoração ao dia do Evangélico aqui em Porto Franco e logo depois um Culto na praça do coco. Esse avento foi organizado pelo Conselho de Pastores de Porto Franco.

























terça-feira, 16 de junho de 2015

Valdonês, Um Artista entre Nós


   Valdonês, nasceu em 1972 na cidade de Estreito, interior do Maranhão. A paixão pela arte iniciou-se na infância e desde então vem aprimorando suas técnicas artísticas.Começou a desenhar bem cedo, graças ao incentivo da mãe, que apesar de pouco saber via a facilidade com que ele pintava e desenhava, então providenciou lápis e papel para que pudesse desenvolver seus trabalhos.Com o tempo foi crescendo e aprendendo a necessidade do estudo, visitava bibliotecas onde conheceu obras de artistas como: Pablo Picasso, Paul Cézanne, Renoir, Monet e os brasileiros Emiliano di Cavalcant, cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Adélio Sarro.
   Valdonês tem participado de exposições coletivas e individuais, inserido ativamente no mercado brasileiro, contribuindo com a renovação da arte contemporânea.
Viajou para Europa onde amadureceu o seu conhecimento internacional, tenso inclusive uma obra em exposição permanente no museu da cidade de Trióra na Itália. Suas obras integram acervos de colecionadores no Brasil e na Europa. É artista catalogado no ART IN GALLERY, BRASIL VOLUME 2 e3.
   Exposições em Maranhão,Tocantins,Paraíba,Pernambuco,rio Grande do Norte, Bahia,Brasília,Goiás,São Paulo,Santa Catarina,Itália,Mato Grosso do Sul,Minas Ferais. Hoje ele mora em Porto Franco no Maranhão e daqui trabalha para várias galerias espalhadas pelo Brasil e nós podemos dizer que temos um Artista entre nós.
   Valdonês faz parte do Pequeno Grupo Multiplicador da Primeira Igreja Batista da cidade na casa da irmã Joaquina com liderança da irmã Paula e congrega na Congregação Batista Sião filiada a Primeira Igreja.
  Vejamos um pouco de sua arte:
Este Quadro do saxofonista foi doado por Valdonês para ser vendido e revertido o seu valor em uma oferta para a compra do terreno para a construção do Templo da Congregação no Entroncamento de Porto Franco.Para negociarmos o valor o telefone é 99 981025219.
















Ultrapassamos a Marca de 15.000 Mil Visualizações



                                                                   
                                                                     
                                   15.024 Visualizações

     Com Gratidão e com fervor servindo sempre ao Salvador, são com essas palavras que agradeço a Deus por me dar força, ânimo, fé e capacidade para ter idealizado este blog para a Igreja e alimentá-lo com informações importantes tanto para a Igreja, quanto para todos aqueles que o visualizam, seja em Porto Franco como em outras cidades do Brasil também. Este blog tem sido uma ferramenta importante para a Igreja em informações dos trabalhos  da mesma e um arquivo particular de tudo aquilo que a Igreja desenvolve e um exemplo disso é a retrospectiva que fazemos todo final de ano, mês a mês e o blog tem facilitado este trabalho, tem sido também uma ferramenta de informações do tempo em nossa cidade e mais quatro municípios próximos, conta com uma rádio 24 horas e um mural de recados. Quero agradecer também a todos aqueles que visualizam o blog que Deus em Cristo abençoe a cada um e espero de coração que este canal esteja abençoando a sua vida.
                                            Pr. Marcone Pereira da Silva e família.


114 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dia do Pastor

    Ontem, segundo domingo de junho, foi comemorado o dia do Pastor e nesta oportunidade eu quero parabenizar todos os colegas de Ministério por essa data. Que Deus em Cristo abençoe a vida de cada um de vocês nessa honrosa missão de cuidar do rebanho do Senhor.quero também agradecer a Congregação Batista Sião pela homenagem feita a mim no sábado e a Primeira Igreja Batista que também me homenageou no domingo, a todos os irmãos eu agradeço e peço a Deus que continue nos abençoando aqui em Porto Franco com ricas sorte de bênçãos e que o nosso compromisso seja a cada dia com o Evangelho do Senhor Jesus e o nosso serviço seja para o Reino de Deus. OBRIGADO MEUS IRMÃOS.