quinta-feira, 20 de março de 2014

Eu vos farei pescadores de homens (Mt 4.19)


Aqui em Porto franco passa o Rio Tocantins e tem muitos igarapés por toda região e a arte de pescar não poderia deixar de fazer parte desse cenário aquático que embeleza toda essa região e ainda abençoa muita gente com muitos peixes. Para alguns a pesca serve como relaxamento, terapia o que não os isenta de levar uns peixinhos pra casa, para outros funciona como fonte de renda familiar. Os primeiros discípulos de Jesus Cristo eram pescadores, viviam basicamente da pesca, mas um dia eles tiveram um encontro com o Senhor, continuaram por um tempo com esta atividade, mas um dia foram ser pescadores de homens. Como pode ser isso? O texto de Mt 4.19 retrata o chamado de Jesus aqueles homens para esse fim.
Jesus pede a Pedro que leve o seu barco para o mar 
Jesus queria usar o modelo de pescaria humana para exemplificar como é a pescaria de Deus. Mas Pedro o interrompeu dizendo:
“Senhor se for usar o exemplo da pescaria no Reino nessa área provavelmente não vai dar certo, pois pescamos a noite toda e não pegamos nada”.
Há muitas pessoas como Pedro hoje dentro das igrejas. Elas querem dizer a Jesus o que ele deve fazer. Dizem também que já tentaram dessa maneira mais nada aconteceu. Como você tem agido diante de Jesus? Não espera o agir e já vai dando as suas desculpas, falando do que você já fez que não deu certo?
 A palavra de Jesus atrai os peixes Quando as redes são lançadas sobre a palavra de Jesus imediatamente os peixes aparecem. O que Jesus queria ensinar a Pedro? O que ele havia feito errado que não atraia os peixes? Seria Pedro um genuíno pescador?
Pedro ver a diferença entre a sua pescaria e a pescaria de Jesus


  “E vendo isto Simão Pedro...” 
As pessoas ultimamente não param para  ver Jesu.  
Pedro viu como Jesus agiu e ficou espantado do resultado. Quando Jesus age as pessoas são libertas, são curadas, são transformadas. Às vezes estamos tentando pescar sem Jesus, ler a bíblia sem Jesus, cuidar dos filhos sem Jesus. Você precisa perceber como ele age e esperar a ordem:
“afaste o barco um pouco da terra” 
.
 De agora em diante serás pescador de homens
 Jesus olha para Pedro e diz: “De agora em diante tu serás pescador de homens. O que seria um pescador de homens? Pedro havia sido um grande pescador, mas agora estava acomodado com as coisas. Já aceitava ir à pesca e voltar de mãos vazias. Não procurava os lugares mais profundos.Como já tinha pessoas trabalhando para ele já não tinha mais o contato direto com os peixes. Um pescador nunca pode perder o contato com os peixes, um pescador deve ter cheiro de peixe.








Quem segue Jesus suas redes nunca ficarão vazias. Quem segue Jesus passam a ser seu discípulo. Quantos querem seguir Jesus hoje, trazendo os seus barcos, deixando tudo e seguindo os seus passos? Eu os convoco a serem pescadores de homens sedentos da água da vida, famintos do pão da vida, carentes da graça de Deus. Venham meus irmãos pescar, participe da campanha de evangelização no mês de Abril e tenha a alegria de pescar uma vida para o Senhor Jesus. Que Deus vos abençoem nesta linda missão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário