quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Dia da Bíblia


Por Pr. Marcone Pereira da Silva

    Certo dia uma senhora aproveitando a viagem de um pastor foi ao encontro das filhas do mesmo para entregar-lhes segundo ela uma mensagem de Deus para a família dele e assim ela dizia: Minhas filhas quero comunicar-lhes uma mensagem de Deus para a família de vocês, a fita diz, a fita diz, a fita diz, bem... Vocês não entenderam nada, não é mesmo, pois é as filhas do Pastor também não. Aquela senhora estava se referindo a um testemunho que ela tinha em fita K7 gravado por outra pessoa e ela queria aplicar a vida da família daquele pastor. Quando o pastor chegou de viagem ficou sabendo do ocorrido, procurou aquela senhora e disse: Minha irmã a senhora procurou minhas filhas para comunicar a elas o que a fita diz e hoje eu venho até aqui para dizer-lhe o que a Bíblia diz. 1 João 4.1.Se a profecia não condizer com a palavra de Deus, é falsa.


   Comemoramos no segundo domingo de dezembro o dia da Bíblia. A palavra Bíblia significa "livros", e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) "tá Bíblia" - ou seja, livros sagrados. O plural justifica-se, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento. Enquanto revelação na sua essência ao homem a Bíblia é a palavra de Deus e enquanto livro documento histórico e literário ela contem a palavra de Deus de uma forma escrita e inspirada. A Bíblia sendo e contendo a palavra de Deus tem um potencial muito grande para aqueles que meditam nela constantemente.
    Ela é viva e Sua mensagem concede vida. Ela é eficaz e transforma aquele que crer. Ela tem dois gumes e corta quem a examina e quem ouve a sua mensagem. Ela é apta para discernir: Do grego Kritikos, julga os valores. Em João 5.39 está escrito: Examinai as Escrituras. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. II Timóteo 3.16
    Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55: 11). Medite neste livro e será bem aventurado e ouvirá Deus falando contigo. Amem.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TODO JOELHO SE DOBRARÁ...


 Por Ione Lima Pereira

É maravilhoso poder desfrutar da alegria de ser um adorador.
      Adorar ao Altíssimo deve ser algo natural na vida de todo ser. “Todo ser  que tem fôlego louve ao Senhor”. (Salmos 150: 6.)
       O homem foi criado  e dotado de discernimento pra entender que é necessário termos momentos em nossas vidas para adorar, os motivos estão aí no firmamento.
       Louvar é desprender-se de si mesmo; rendendo-se ao Soberano criador de todas as coisas. Louve ao Senhor pela manhã, a tarde, a noite, simplesmente louve. O louvor chega ao trono da graça como cheiro suave.
        Quando Davi estava cuidando das ovelhas de seu pai ele louvava a Deus e enquanto isto Deus o estava preparando para uma grande missão; a de lutar e vencer pelo povo de Deus, nem seu pai acreditou que seria ele o novo rei de Israel, o pastorzinho de ovelhas foi ungido por Samuel como sucessor de Saul.
        E você é um adorador?
        Esta semana tive o privilégio de assistir a um concerto promovido pela Universidade de Brasília. Eles louvavam e adoravam ao criador.
                            “A criação.
         Cantai todos em louvor a Deus, ao Senhor, seu poder é grande como seu nome.
Muralhando suavemente, louvai-O, ó fontes!
       Curvai os topos, vós árvores!
       Vós plantas, soltai vosso perfume, exalai, flores. Para Ele vossa fragrância tão agradável!
        Vós cujas trilhas atingem as alturas. E vós que vos arrastais no chão, vós cujo voo cruza as aves, e vós, nas águas profundas.
        Vós animais, louvai a Deus!
        Louvai-O tudo que tenha alento!
        Vós escuras matas, vós montanhas e vales!
         Vós testemunhas de nossa gratidão.
          Glória a Ti, o Deus, o Criador, salve!
          Da tua palavra nasceu o mundo. Adoram-te a terra e o céu.”
Trecho do concerto. Sob a regência do maestro David Junker. Autor das músicas (Joseph Haydn).




segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Peça Teatral sobre a Bíblia, Batismo e Ceia

Neste domingo 13/12/15 foi um dia muito especial para nós da PIB em Porto Franco, pois neste dia comemoramos o dia da Bíblia com uma linda apresentação teatral realizada pela equipe de teatro da Igreja, logo depois foi realizado batismos de alguns irmãos que se tornaram membros da Igreja, juntamente com outros que foram recebidos por aclamação e encerrando o culto participamos da Ceia do Senhor em um ato de obediência, amor e comunhão.



































sábado, 12 de dezembro de 2015

O Batismo nas Águas e A Ceia do Senhor






O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem?
É UMA ORDENANÇA DE JESUS
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que nele crê:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mat. 28.19)

SELO DA FÉ
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).
Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos ao princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.

A Ceia do Senhor é um Memorial
Lugar algum das Escrituras menciona o pão e o vinho se tornando literalmente o corpo e o sangue do Senhor na hora em que o partilhamos. Pelo contrário, Jesus deixa claro o caráter simbólico do ato ao dizer: “fazei isto em memória de mim”.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Para Bola e Tira a Trave

Por Pr. Marcone


   Certo dia um senhor equivocadamente interpretou que Jesus tinha proibido os jovens crentes de jogar futebol e o que ele usou como base para este seu dogma foi a Bíblia, segundo a sua própria interpretação. Ele afirmou que Jesus na Bíblia falou muito em Para a bola e ainda confirmou mandando tirar a Trave. Futebol e trave têm tudo haver, o que não tem nada haver é a interpretação equivocada daquele senhor. A palavra para a bola que ele lia na Bíblia era na realidade, Parábola, ou seja, um tipo de ilustração muito usada por Jesus como recurso enriquecedor para os seus sermões e para melhor compreensão por parte do povo; e a trave era a trave do olho, ou seja, muita gente olha para o defeito do outro se esquecendo de olhar para os seus próprios defeitos e isto é ver a trave ou o cisco na vida do outro e não ver na sua.

   Outro dia assistir uma reportagem onde o dito pastor afirmava que teria que adulterar com uma fiel da sua igreja, pois na Bíblia estava escrito uma situação semelhante a esta e que ele foi comissionado por Deus prá fazer o mesmo, este fato ele comparou com o mesmo do profeta Oséias, a questão é que a palavra lá em Oséias é adúltera se referindo a  uma mulher que o profeta deveria se casar para mostrar a Israel que o povo estava adulterando os mandamentos do Senhor, Os 3.1. Adúltera e não adultera. Nesses dois casos o acento fez toda a diferença na interpretação do que o texto realmente quer dizer. Tenhamos cuidado, pois uma vírgula, um acento, uma letra trocada faz uma diferença no significado. Se trocarmos o c pelo g da palavra encanador ela passa a ser enganador. Por questões assim muitos já se dividiram, quando deveriam multiplicar-se e isto se chama erro de interpretação, muitos estão interpretando os textos bíblicos erradamente no português mesmo e o que dizer de uma interpretação na escrita original que é hebraica para o Antigo Testamento e grega para o Novo Testamento. Só fazendo uma boa exegese e hermenêutica do texto chegaremos a uma boa interpretação e transliteração do mesmo. Equívocos de interpretações bíblicas têm levado a muita gente a praticar liturgias demoníacas nos templos que dizem serem de adoração a Deus, dando glórias ao diabo dizendo que estão fazendo para Deus. Que Deus tenha misericórdia do povo e que a Bíblia seja examinada à luz do Espírito Santo e não pelo que pensam certos interpretes da mesma. E aqui a palavra misericórdia refere-se à compaixão e não a miséria e corda.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O QUE DAREI AO SENHOR?



Por Ione Lima Pereira
      Olha Só que responsabilidade! O Senhor nos presenteia todos os dias com vinte e quatro horas, com o trabalho, a família, a Igreja e porque não falar de sua doce presença em nossas vidas! 
      Dar ao Senhor que tem tudo e nos dá tudo? Sim.
      “A terra e tudo que existe nela, pertencem a Deus por direito de criação. O homem vendeu-se por nada; mas outra vez o Senhor interveio, e pagou um infinito preço por sua redenção. Quer o reconheçamos ou não, somos os filhos de nosso criador e salvador. A palavra de Deus nos proporciona prova irrefutável do absoluto direito de propriedade de Deus, e da mordomia do homem. No princípio, o Pai celestial, colocou o homem no Jardim do Édencomo mordomo Seu. O homem, porém violou o sagrado depósito das bênçãos e foi banido do Paraíso, porém com a esperança de um resgate”. (O cristão e seu dinheiro). Autor desconhecido.
         Quando pensamos na imensa grandeza de Deus podemos pensar em “Sua infinita misericórdia que é a causa de não sermos consumidos” (Lamentações 3:22-23).
         Atualmente, um novo paganismo que chama-se modernismo, mascara-se sob os nomes e as formas do cristianismo, mas como paganismo de outrora, funda-se na falsa Filosofia da evolução – a luta pela existência e a sobrevivência dos mais aptos. Ele diz ao homem que ele é seu próprio salvador, legislador e proprietário; que sua consciência é o supremo tribunal do universo. Estimula o desenvolvimento do enorme “ego” e estimula o homem – iludido, extraviado e contudo jactancioso – a afirmar: “Tudo é meu, tudo é meu! (O cristão e o seu dinheiro) autor desconhecido.
         Como salvaguarda contra o orgulho e a cobiça, bem como em reconhecimento da divina soberania, Deus exigiu que o homem restituísse, de maneira especial, ao seu Criador, a sétima parte do seu tempo, e o décimo de suas rendas. Abraão qualificado por alguém como “a mais elevada figura da antiguidade”, pagou o dízimo de tudo”, Melquisedeque “sacerdote do Deus Altíssimo”. (Gêneses 14:18-20).
        Portanto irmãos pensemos nisto. Sejamos mordomos fiéis do tempo e de nossos bens.
         Vamos dar ao nosso Mestre o que temos de melhor as nossas vidas. 

   Por Ione Lima Pereira 


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Aniversário da MCA - Culto Rosa - Peça Teatral: A I igreja Adormecida

   Este domingo dia 29/11/15 foi muito especial, pois a MCA da Primeira Igreja Batista em Porto Franco comemorou mais um ano de organização e na oportunidade foi realizado um culto em ação de graças por mais um ano de dedicação dessas servas do Senhor Jesus Cristo. A presidente Heloisa e a vice Lucinete sempre compromissadas com a MCA tem se esforçado ao máximo para fazer com que todas as senhoras possam participar deste departamento tão importante para a Igreja.O tema do culto em comemoração a este evento foi: Culto Rosa que foi abrilhantado com a participação de uma peça teatral intitulada de: A Igreja Adormecida.O ministério de louvor da Igreja também fez bonito louvando e exaltando ao Rei dos Reis. A mensagem da noite ficou na responsabilidade da irmã Urânia Farias que trouxe uma palavra de Deus para as nossas vidas.Foi tudo lindo, que toda honra e toda glória sejam dadas ao Rei Jesus e que Deus nosso eterno pai nos abençoe a cada dia para realizarmos a sua obra com amor, compromisso e dedicação.