sábado, 11 de julho de 2015

ROMANOS 8.28


Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito”. Perdeu o emprego? Rm 8.28 Sofreu um acidente? Rm 8.28. Costumamos usar a máxima paulina para dar sentido àquilo que temos dificuldades de explicar. Usaremos a American Standard Version "Sabemos que, para aqueles que amam a Deus, todas coisas convergem para o bem".

O apóstolo Paulo escreveu aos romanos, uma das poucas igrejas do Novo Testamento que não fora fundada por
 ele. Credita-se que convertidos durante o Pentecostes narrado em At 2, voltaram à Roma e levaram o Evangelho. É um compêndio doutrinário. Um dos textos mais populares, Rm 8.28, é usado de forma massiva, à exaustão, por vezes como forma de consolo ante traumas da vida, ante justificativas, racionalizações ou explicações.


Parte 1 - “Todas as coisas”. Todas as coisas ruins. Advogar que coisas boas nos favoreçam dalguma forma é desnecessário. Portanto, todas as coisas ruins cooperam... Contribuem... Concorrem... para o bem. A equação é que: Há algo de bom subjacente no que é ruim: As coisas ruins, as amputações da vida – desemprego, crise, dor... As privações da vida – a solidão, a saudade, as perdas, o não-ter... As interrupções da vida – as perdas, o luto... No grego a idéia é de "sinergia" = "ação associada de dois ou mais órgãos cujo resultado seja a execução de um movimento". (sim + ergo = conjunto + trabalho). A sinergia produz um movimento, um acréscimo para o bem daquele que ama a Deus. Como isso acontecerá para aquele(a)??? Isto está à margem, acima e além daqueles que esperam que a coisa ruim resultará em algo bom – este é o discurso “consolador”: “Aguarde, algo de bom vai sair disso”. Volto à pergunta: Como o alvo desta afirmação experimentará de Deus que uma tragédia será revertida para “o bem”??? Outra pergunta: Que “bem” é esse??? Antes de prosseguir, uma outra pergunta é obrigatória para o texto:

Parte 2 - “Daqueles que amam a Deus, que são chamados segundo seu propósito”. Para Deus, quem são seus amantes? A Bíblia responde: (Jesus) “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
(...) Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras... (João 14:21-24). E: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (João 15:14).
Esta verdade, portanto, só vale somente, para aqueles que de fato amam a Deus. Não vale para qualquer um. O amante de Deus é quem deve se apropriar de Rm 8.28. A condição sine qua non é aos chamados “segundo Seu propósito”. Pergunte-se: E qual ou quais são os propósitos de Deus para aquele seu amante? Duas paulinas são elucidativas: Efésios 1 repete a expressão “para o louvor de sua glória” por três vezes; e II Co 5.15 “E ele morreu por todos para que os que vivam não vivam mais para sí mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. A razão, o sentido, o propósito pelo qual e para o qual devemos vivemos é o louvor de sua glória, é a vida para Ele.

Parte 3 Necessário abrir o contexto em que a frase é dita. A doxologia (Do grego δόξα [doxa] "glória" + -λογία [-logia], "palavra", traz o cenário vivido pelo destinatário. Ler 8.18-38...: (a) As aflições de hoje quando comparadas à glória futura, são menores; (b) a esperança traduz uma perspectiva que motiva; (c) se não sabemos o que orar, o Espírito intercede em favor; (d) sob a doação do Filho, tudo após ele é de menos necessidade, portanto, menos importante; e (e) a separação deste amor é impossível (“nada ou ninguém”).

Portanto, a aplicação e vivência de Rm 8.28 não deve vir apartada, solta do contexto - inflexões, confrontos, inquietações muito altas. Supras, espirituais. Para crentes. Para aqueles que vivem pela e na fé. Os que não dependem das circunstâncias; e não exigem coisas boas para se contentarem.

“E Eu Com Isso?” (Aplicação): Voltando às perguntas ecoadas anteriormente. "Sabemos que, para aqueles que amam a Deus, todas coisas convergem para o bem". Isso não significa questionar tentar compreender o que há de bom no que é ruim; a vantagem em perder. Ou: “O que eu ganho em ficar desempregado?”; “O que há de bom na doença?”. Não se trata disso.
É certo que, para aqueles que ama a Deus, haverá uma reversão para o bem: Ummovimento de acréscimo, uma bênção, uma maturidade, não o sei. Nesta vida ou além? De imediato ou futuro? Material ou espiritual? Não sei. Mas haverá uma reversão para o bem – e isso nem sempre poderá ser mensurável, descrito, computado... A relação com Deus não é pra saber ou sentir... É para crer!
Fui roubado, amputado, violentado, ferido, decepado, quebrado... Perdí, chorei, sofri... Fui abandonado, traído, machucado, decepcionado... O Filho de Deus nos foi entregue, logo, é o que temos de maior e mais importante. Não o perderemos. Por outro lado, o que perdemos – pessoas, coisas, oportunidades, ou o que experimentamos nessa vida não é suficiente para nos separar dEle. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário :

Postar um comentário